O que é Planejamento tático

Planejamento tático é uma ferramenta utilizada para aplicar as metas definidas no Planejamento estratégico. Através do Planejamento tático, pode-se garantir que a empresa vai conseguir evitar crises ou minimizar seus efeitos.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

O Planejamento estratégico, o primeiro passo do Planejamento em uma empresa, envolve a presidência e a diretoria da empresa, é o momento onde se definem metas para a empresa como um todo no longo prazo.

Já o Planejamento tático, por ser um desdobramento do Planejamento estratégico, uma espécie de segundo passo do Planejamento, envolve os cargos operacionais e de alta gestão, e as metas e ações são destinadas para departamentos específicos no médio prazo

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Objetivos do Planejamento tático

Pode parecer redundante a existência de diversos tipos de Planejamento dentro de uma mesma empresa, mas essa separação de Planejamentos por diversos níveis organizacionais e por diferentes prazos são essenciais para que haja organização e execução das atividades.

O Planejamento tático deixa claro para os funcionários de cada departamento o que deve ser feito e o modo como deve ser feito, gerando maior produtividade. Com essa clareza no estabelecimento de metas do Planejamento tático, a realização destas impulsiona as equipes.

Dessa maneira, é necessário que exista um Planejamento tático para cada departamento, que eles se alinhem com o Planejamento estratégico e a visão da empresa, e também que exista conhecimento dos Planejamentos táticos e seus objetivos entre os departamentos.

Se, por exemplo, a meta do Planejamento tático da área de Marketing for a de prospectar novos clientes através de uma nova campanha, existe envolvimento da área do financeiro, pois a campanha exige investimento. Por isso é essencial que haja diálogo entre as áreas.

Formulação do Planejamento tático 

A formulação do Planejamento tático envolve quatro etapas

  • Averiguar, 
  • Solucionar, 
  • Refletir,
  • Agir.

Na fase da averiguação, são observados os problemas apresentados na empresa e seus efeitos. Nessa fase, é importante que cada setor aponte seus próprios problemas. 

Na fase de solucionar, diversas ideias devem ser discutidas para encontrar soluções para os problemas apontados anteriormente. Nessa fase é importante a participação de todos: líderes, gestores e colaboradores.

Na fase da reflexão, prós e contras são analisados para as soluções levantadas na etapa anterior. Deve-se estar atento à situação financeira atual (demonstrada no resultado da empresa) e à segurança da empresa.

Por fim, a fase da ação é a fase de aplicação das melhores soluções encontradas após a reflexão. Um cronograma deve ser feito para a aplicação das ações.

Além disso, a realização da análise de fundamentos das empresas pode fornecer informações acerca da concorrência, oportunidades e fraquezas da empresa.

O método 5W2H

Uma outra metodologia para estruturar o Planejamento tático é o método 5W2H, de origem da língua inglesa composta por 5 Ws (what, why, where, when e who) e 2 Hs (how, how much).

O primeiro W (what) diz respeito ao que se deve fazer, quais ações a empresa deve tomar. O segundo W (why) indica o porquê as ações anteriores são importantes para serem executadas. O terceiro W (where) sinaliza onde cada ação será realizada.

O quarta W (when) é responsável por definir os prazos para a realização das ações. O último W (who) delega as funções e responsabilidades para os funcionários na execução das ações.

Em how deve-se mostrar o modo como as ações devem ser executadas, e em how much o orçamento das ações, definido no momento do Planejamento tático para evitar a geração de prejuízos para a empresa.

O método 5W2H é um instrumento eficaz na formulação do Planejamento tático pois é capaz de detalhar as ações, envolver a equipe, reduzir custos e otimizar o tempo.