O que é Planejamento operacional

Planejamento operacional é uma ferramenta para formalizar objetivos e procedimentos rotineiros que a empresa deve seguir. Nesse contexto, é um dos níveis de Planejamento, e deve ser trabalhado conjuntamente com o Planejamento estratégico e o Planejamento tático.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Normalmente, quem é responsável por elaborar o Planejamento operacional são cargos mais altos na empresa, como gerentes, diretores ou supervisores, e repassá-los para sua equipe para execução.

O objetivo do Planejamento operacional é identificar tarefas que devem ser realizadas no curto prazo, mensurar os recursos disponíveis de acordo com os resultados da empresa e detalhar a tarefa para que seja cumprida da maneira adequada.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Criação de um Planejamento operacional

Na criação de um Plano operacional de sucesso é necessário ter conhecimento básico do funcionamento da empresa (Fundamentos das empresas) e dos objetivos, para que a formulação dos passos do Planejamento sejam coerentes com sua aplicação.

Para isso, deve-se:

  • Conhecer a estrutura da empresa;
  • Saber as funções e responsabilidades de cada setor ou de cada funcionário;
  • Entender a hierarquia operacional;
  • Identificar a capacidade máxima de operações da empresa.

A estrutura física da empresa varia conforme o tipo de empresa. Tal conhecimento facilita o desenvolvimento de melhorias futuras. As funções dos funcionários ficam sob responsabilidade dos Recursos Humanos com o intuito de ajudar na organização do Planejamento.

O conhecimento da hierarquia operacional é essencial para que não ocorra avanço na execução do Planejamento fora da ordem hierárquica. A identificação da capacidade das operações leva a formulação do Planejamento de acordo com as potencialidades da empresa.

Uma vez em posse desses conhecimentos acerca do funcionamento da empresa, os gerentes ou diretores responsáveis pela elaboração do Planejamento operacional devem criar:

  • Procedimentos a serem seguidos;
  • Orçamento para determinado período;
  • Métodos de execução do Planejamento;
  • Programação;
  • Regras e regulamentos.

Os procedimentos dizem respeito às ações que devem ser seguidas na busca do objetivo comum da empresa. São diretrizes mais específicas que as políticas organizacionais, como um passo a passo. 

A definição do orçamento é essencial para a busca do objetivo. O período estipulado no orçamento costuma ser o de um ano, correspondente ao exercício fiscal da empresa. Além disso, é discutido um plano alternativo caso haja mudanças na situação do caixa da empresa.

Os métodos de execução são formas dinâmicas de aplicação da rotina operacional. Podem ser elaborados em fluxogramas, listas de “para fazer” ou checklists, que dão aos funcionários metas a serem seguidas.

A programação combina a aplicação do Planejamento com tempo, ou seja, utiliza os métodos de execução e o cronograma dos objetivos.

Por fim, as regras e regulamentos são especificações do comportamento dos funcionários, que devem ser alinhados aos objetivos e à visão da empresa.

Importância do Planejamento operacional

Juntamente com o Planejamento estratégico e o Planejamento tático, o Planejamento operacional será responsável por colocar em prática as estratégias escolhidas pela empresa. 

Supondo que o objetivo principal da empresa seja lucratividade, o Planejamento operacional determina procedimentos, orçamento e prazos a serem seguidos para alcançar tal objetivo, organizando e melhorando o rendimento da produção, conforme o cronograma proposto.

Com um bom Planejamento operacional, é difícil que a empresa se encontre em situações inesperadas, pois já existem planos para esse cenário e o conhecimento da empresa a ponto de conseguir se reorientar.

O Planejamento operacional auxilia a empresa a enfrentar desafios internos e externos, não deixando de lado sua visão nem seus objetivos.

Além disso, é importante a contratação de profissionais qualificados que se identificam com os objetivos da empresa. Também a realização de um Planejamento operacional para cada atividade para manter a clareza na organização.

Não menos importante está o estabelecimento de metas e prazos para cada Planejamento operacional, envolvendo as particularidades de cada equipe da empresa.