O que é Place Branding

Place Branding é um conceito do Marketing que mistura a ideia de marca com localidade. Na intenção de ressaltar singularidades do local, sua história, matrimônio e experiências culturais, cidades, estados e países aderem ao Place Branding para valorizar sua localidade.

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Essa valorização não ocorre apenas com o intuito de atrair o turismo e reforçar a economia local, mas também melhorar a imagem do local, criar novos mercados e atrair investimentos do Mercado de Capitais, ajudando os investidores na tomada de decisão.

Embora diferente do Branding, que é mais ligado ao design e à publicidade, o Place Branding também cria uma espécie de marca ou conceito que são característicos do local escolhido, utilizados para sua promoção.

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Formulação do Place Branding 

Apesar de ser um conceito relativamente novo e pouco utilizado no Brasil, diversos países utilizam o Place Branding como forma de desenvolver a identidade do local e, com isso, atrair pessoas e investimentos.

Para construir o Place Branding do local deve-se:

  • Envolver as partes interessadas em construir essa marca do local;
  • Descobrir uma identidade e agir no sentido de garantir credibilidade;
  • Encontrar a essência do local;
  • Garantir contato com a gestão pública.

As partes interessadas em realizar a estratégia de Place Branding do local escolhido devem se unir e trabalhar juntas na construção da marca do local. 

É importante que essa marca seja exposta e comunicada em diversos meios de comunicação, a fim de consolidar o Place Branding. Nesse sentido, o uso de sites e mídias digitais pode ajudar muito no estabelecimento da marca e ajudar a atrair Investidores de sucesso.

O propósito do Place Branding também deve ser claro, e as particularidades do local ressaltadas, dando credibilidade ao objetivo. 

A essência do local deve ser acentuada, por exemplo, se a cidade alvo do Place Branding possuir muita beleza natural, a marca pode promover ecoturismo e esportes radicais na natureza, por exemplo.

É no sentido de explorar a essência do local que a gestão pública deve se envolver na realização do Place Branding, garantindo que a imagem alvo do local seja alcançada.

Dessa forma, com o tempo, o Place Branding irá atingir seus objetivos iniciais e tornar a imagem proposta do local uma realidade.

Exemplos de Place Branding

A venda da ideia de um local é tão importante que, para algumas cidades norte-americanas, a mera menção do nome da cidade já consegue evocar imagens. Sabe-se, assim, que o Place Branding foi realizado com sucesso.

Las Vegas, por exemplo, com frases “what happens in Vegas, stays in Vegas” (tradução livre “o que acontece em Vegas, fica em Vegas”) e “sin city” (tradução livre “cidade do pecado”) transmitem a ideia de infinitas possibilidades.

Imagens de diversão, cassinos, apostas e despedidas de solteiro também são evocadas e usadas pela indústria cinematográfica, reforçando o Place Branding.

O mesmo ocorreu com o estado da Califórnia e a frase “California state of mind” (tradução livre “estado de espírito da Califórnia”), sugerindo um estilo de vida relaxado e ensolarado dos moradores da Califórnia, em oposição à workaholic Nova York.

Nesse caso, a indústria cinematográfica também adicionou a busca pelos sonhos na cidade de Los Angeles, “city of angels” (tradução livre “cidade dos anjos”), exaltando Hollywood e a fama, com o pano de fundo ensolarado da Califórnia.

No Brasil, o Place Branding ainda é pouco realizado. Mas cidades como Rio de Janeiro já evocam imagens do Cristo Redentor, as praias de Ipanema e do Arpoador, Carnaval e fogos de artifício na virada de ano.

Embora o Place Branding não esteja realmente estabelecido, o turismo voltado para as belezas naturais é acentuado, mas não para experiências culturais ou culinárias, por exemplo.

Contudo, recentemente, com a construção do Museu do Amanhã garantiu também um quesito cultural e arquitetônico à marca da cidade.