O que é Pirâmide de Maslow

Pirâmide de Maslow é um conceito originado da Psicologia que associa hierarquia das necessidades humanas (sejam elas fisiológicas ou psicológicas) com sua busca e satisfação.

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Seu nome é herdado de seu criador, o psicólogo norte-americano Abraham Maslow, que formulou a teoria de diferentes necessidades sobrepostas no século XX. 

E, apesar de nascer no ramo da Psicologia, a Pirâmide de Maslow tornou-se popular para a compreensão do Marketing e da Gestão de Recursos Humanos. Dessa forma, seu estudo ajuda na compreensão da psicologia por trás das decisões dos consumidores.

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O que representa a Pirâmide de Maslow

A figura da pirâmide é utilizada para melhor ilustrar a hierarquia de necessidades. As necessidades da base precisam ser garantidas para que se possa alcançar as necessidades do topo.

A ideia da pirâmide também transmite maior urgência de algumas necessidades e menor urgência de outras. De qualquer forma, a auto realização só ocorre quando se alcançam e garantem as etapas da pirâmide.

A Pirâmide de Maslow é também chamada de Teoria das Necessidades Humanas.

A estrutura da Pirâmide de Maslow

Maslow propôs cinco necessidades humanas, apresentadas no sentido da base para o topo:

  • Necessidades Fisiológicas;
  • Necessidades de Segurança;
  • Necessidades Sociais;
  • Necessidades de Estima;
  • Necessidades de Realização Pessoal.

As Necessidades Fisiológicas envolvem elementos básicos ligados ao biológico, e incluem comida, bebida, respiração, sono e sexo.

Então, as necessidades seguintes são consideradas psicológicas

As Necessidades de Segurança tratam da proteção física e emocional, ou seja, abrigo para o corpo, segurança de recursos, segurança no trabalho e para a família.

As Necessidades Sociais envolvem o ato de pertencer a um círculo social e manter relações humanas, sejam elas amorosas, familiares.

As Necessidades de Estima dizem respeito tanto ao reconhecimento pessoal (autoestima) como ao reconhecimento de outros, seu respeito e apreciação.

E, por fim, as Necessidades de Realização Pessoal, que são as Necessidades de Crescimento. Com conceitos altamente abstratos, envolvem moralidade, criatividade, independência, auto controle.

Dessa forma, é necessário garantir as Necessidades Fisiológicas para que se possa alcançar desejos de Necessidade de Segurança, realizar as Necessidades de Segurança para que se busque as Necessidades Sociais, e assim por diante.

A realização da Necessidade, mesmo que parcial, é a força motriz para a subida na Pirâmide. Contudo, é importante entender que, embora as necessidades pareçam realizadas, a auto realização nunca cessa, mas se transforma e aumenta de acordo com o contexto social.

Aplicação da Pirâmide de Maslow  

Embora possa parecer que a Pirâmide de Maslow não tem aplicabilidade no contexto atual, ela ainda é atual, uma vez que a essência do homem não mudou apesar de todas as transformações que passou.

No contexto das empresas, na gestão de pessoas, houve a compreensão de que apenas um pagamento ao fim do mês não garante todas as necessidades do empregado.

Portanto, a interpretação da Pirâmide de Maslow no ambiente de trabalho é essencial para a auto realização dos funcionários e também seu melhor desempenho.

Uma vez garantido horários de serviço razoáveis, a possibilidade de fazer pausas, a estabilidade do emprego e do recebimento do salário, além de condições seguras de trabalho, parte-se então para as Necessidades Psicológicas.

Essas são: manter boas relações, ter chefes não autoritários e compreensivos, reconhecimento de seu esforço, promoções, autonomia, poder de tomar decisões, responsabilidade. Tudo contribui para um melhor funcionamento da empresa e melhor clima organizacional.

No contexto do Marketing Empresarial, utiliza-se a Pirâmide de Maslow para identificar as motivações de compra de um produto ou serviço, que deve suprir diversas das Necessidades da Pirâmide.

Uma vez identificada as motivações de compra, a empresa utiliza essas informações para segmentar e tipificar o público alvo e atingi-los de forma correta com o Marketing adaptado.