O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 7,7% no terceiro trimestre ainda não foi suficiente para retomada do patamar pré-pandemia.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Rebeca Palis, Gerente da Coordenação de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ressaltou que o grupo de serviços, responsável por 3/4 da economia do país, ainda não retornou aos níveis anteriores à covid-19.

"Os serviços, principalmente os prestados às famílias, mesmo sem restrições, ainda não voltaram completamente porque as pessoas ainda estão receosas", disse Rebeca.

Ela ainda lembrou que, do lado da demanda, o mesmo raciocínio se aplica ao consumo das famílias, com peso de 65% no PIB e que, mesmo subindo 7,6% ante o segundo trimestre, não recuperou as perdas da pandemia.

Rebeca destacou que a retomada dos setores da economia acontece em ritmos diferentes e os dados apresentados mostram claramente esse descompasso.

Ela pondera que a indústria como um todo, que subiu 14,8% no terceiro trimestre ante o segundo, já voltou ao patamar do primeiro trimestre do ano, assim como a indústria da transformação.

O mesmo acontece com o comércio.

"Mas os serviços como um todo não voltaram, ainda estão no patamar do começo de 2017 e pesam 3/4 da economia brasileira", ponderou Rebeca.

Segundo ela, a agropecuária é um "caso à parte", pois segue crescendo no ano, mesmo com a queda de 0,5% no terceiro trimestre frente ao segundo.

Rebeca explicou que o recuo tem ligação com a mudança de safra, notadamente da soja, que é mais forte no primeiro semestre e tem um declínio sazonal no terceiro trimestre.

"A soja puxou para cima primeiro e segundo trimestre a agropecuária, que agora teve leve queda. Mas é o único grupo que cresce no acumulado do ano".

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Resultados Trimestrais do PIB

Confira abaixo os últimos resultados do PIB de trimestre contra trimestre imediatamente anterior:

  • 3º tri 2020: +7,7%
  • 2º tri 2020: -9,6%
  • 1º tri 2020: -1,5%
  • 4º tri 2019: +0,2%
  • 3º tri 2019: -0,2%
  • 2º tri 2019: +0,2%
  • 1º tri 2019: +1,3%
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Valor Econômico