O produto interno bruto (PIB) da China registrou um crescimento anual de 5,2% em 2023, superior à meta anual de cerca de 5%, mas ligeiramente abaixo dos 5,3% esperados pelo consenso LSEG de analistas, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (17) pelo Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Na comparação do quarto trimestre com o trimestre anterior, o crescimento foi de 1%, dentro das expectativas.

O PIB do país atingiu um recorde de 126,06 trilhões de yuans (cerca de US$ 17,71 trilhões) no ano passado, informou a agência de notícias Xinhua.

Kang Yi, chefe do NBS, admitiu em entrevista que o crescimento econômico ainda enfrenta algumas dificuldades e desafios, uma vez que o ambiente externo se tornou mais complexo e severo, mas enalteceu o cumprimento das metas estabelecidas para o ano.

As autoridades chinesas divulgaram outros importantes indicadores econômicos. A produção industrial, por exemplo, avançou 4,6% no acumulado do ano passado.

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Em dezembro, a produção cresceu 6,8 por cento em relação ao mesmo mês do ano anterior, um pouco abaixo dos 6,8% esperado pelo consenso de analistas. Ante novembro, o crescimento foi de 0,52%.

As vendas no varejo de bens de consumo da China, por sua vez, subiram 7,2% em termos anuais em 2023, segundo os dados oficiais, para um total de 47,15 trilhões de yuans (cerca de US$ 6,63 trilhões). Esse dado também ficou abaixo da estimativa de +8,0%.

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Só em dezembro, as vendas varejistas chinesas cresceram 7,4% ente o mesmo mês do ano passado e 0,42% ante novembro.

A taxa média de desemprego urbano pesquisada na China ficou em 5,1% em dezembro, enquanto a taxa média do ano foi de 5,2%, uma queda de 0,4 ponto percentual em relação a 2022.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Infomoney.