Petz (PETZ3) Aposta em Venda Física e Digital para Crescer
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Petz (PETZ3) Aposta em Venda Física e Digital para Crescer

Rede de petshops aposta na capacidade de interação entre venda física e digital para crescer a companhia.

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Atualizado em 27/10/2020

Com crescimento de 393% das vendas digitais no terceiro trimestre, a rede de petshops Petz (PETZ3) conseguiu manter a participação do comércio on-line em 25,5%, que havia sido observada no segundo trimestre.

O patamar foi registrado quando grande parte das lojas físicas estavam fechadas pelas medidas de isolamento social por causa da pandemia de covid-19.

Para o presidente da empresa, Sérgio Zimerman, a capacidade de multicanalidade da companhia é “ponto-chave” do crescimento da Petz.

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Essa foi a primeira demonstração financeira trimestral da Petz após a listagem das ações na B3.

Nosso balanço nos confirma na liderança do mercado, com uma plataforma 100% integrada”, disse Zimerman na primeira teleconferência de resultados.

Ele argumenta que as 120 lojas em funcionamento até o fim do terceiro trimestre (a companhia abriu mais 4 lojas desde então) “significam 120 minicentros de distribuição”.

“É o físico alimentando o digital e o digital alimentando o físico. Graças à nossa força na internet, quando chegamos em uma cidade já temos uma boa recepção.”

Hoje a empresa permite a compra on-line e retirada em loja, além de entregas expressas de até 2 horas.

Apesar do aumento das vendas on-line, o diretor financeiro, Diogo Bassi, diz que o aumento do mix de produtos compensou a maior fatia do comércio on-line.

A rentabilidade bruta caiu 0,3 ponto percentual para 41,4% no terceiro trimestre deste ano quando comparado ao mesmo período anterior, mas em 2019 a empresa havia reconhecido um crédito fiscal.

Se descontado esse fator, a margem seria 0,4 ponto percentual maior, segundo Bassi.

Zimerman disse que a administração da rede de petshops prefere não elevar a barra de expectativa para o ano de 2021.

“Mantemos as projeções que apresentamos na oferta de ações.”

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Ele aponta incertezas econômicas e fatores como o fim das medidas de auxílio emergencial como razões para uma posição mais cautelosa.

Ainda assim, Zimerman argumenta que o auxílio emergencial tem impacto marginal para o mercado pet e diz que não foi possível mensurar a influência dos pagamentos de R$ 600 nas vendas da companhia.

Para a operação da Petz a retomada dos serviços de estética, segmento mais afetado pela pandemia, é a que deve levar mais tempo para acontecer, segundo o executivo.

Também no horizonte de 2021, o diretor financeiro Diogo Bassi destaca a questão dos preços que já está em discussão com a indústria devido a aumento de custos e a forte alta do IGP-M, principal índice utilizado para correção de contratos de aluguel.

Bassi destaca, porém, que a posição de caixa líquido de 13,3 milhões.

“Nos deixa bastante confortáveis para aproveitar as oportunidades do mercado”.

A alavancagem da companhia passou de 2,1 vezes no terceiro trimestre de 2019, para -0,1 vez no trimestre terminado em setembro de 2020.Segundo ele, a baixa idade das lojas é um fator positivo.

Hoje, 52% das lojas ainda não completaram 3 anos de operação.

“Nossas lojas ainda não atingiram todo potencial e têm espaço para crescer”, afirmou acrescentando que 50% das 10 principais unidades da rede estão fora do Estado de São Paulo.

“A gente ganhou participação na pandemia com a maior interação entre tutores e animais, o maior número de tutores e um maior cuidado com saúde e higiene dos animais”, diz Bassi.

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Fonte: Valor Econômico

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