
A Petrobras (PETR4) informou nesta quinta-feira (29), que seu Conselho de Administração, em reunião realizada ontem, decidiu dar continuidade à implantação do Trem 2 da Refinaria Abreu e Lima - RNEST, cujas obras foram interrompidas em 2015.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
A decisão é fundamentada em criteriosa reavaliação do Projeto RNEST que, à luz das premissas do Plano Estratégico 2023-2027, teve sua atratividade econômica confirmada.
As contratações associadas à continuidade das obras do Trem 2 da RNEST passarão por todas as análises necessárias, em observância às práticas de governança e os procedimentos internos aplicáveis, e serão divulgadas oportunamente ao mercado.
É importante destacar que tal projeto já estava previsto no Plano Estratégico 2023-2027, dentro do CAPEX previsto.
O início das operações do Trem 2 da RNEST é previsto para 2027, e com essa implantação, a Petrobras contribuirá para expandir a capacidade de refino nacional, viabilizando o aumento da produção de derivados, principalmente diesel S10, em atendimento às demandas do mercado.
→ Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.
A Petrobras reforça, assim, os direcionadores estratégicos que norteiam as decisões da companhia: atenção às pessoas, adequação e aprimoramento do parque atual de refino, foco em ativos rentáveis e descarbonização de E&P, desenvolvimento sustentável do país, transição energética justa e atuação internacional por meio de parcerias tecnológicas e operacionais.
→ Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.
Resultado da Petrobras no Primeiro Trimestre de 2023
Os resultados da Petrobras (PETR4) referente a suas operações do 1T23, foram divulgados no dia 11 de maio, apresentou um lucro líquido de R$ 38,3 bilhões no 1t23, baixa de -14,5% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
O Ebitda ajustado da Petrobras atingiu R$ 72,5 bilhões no 1T23, apresentando retração de -6,7% na comparação com o 1T22.
A margem Ebitda ajustada da Petrobras totalizou 52,0% no 1T23, apresentando retração de -3,0 pontos percentuais na comparação com o 1T22.
A margem líquida da Petrobras atingiu 27,5% no 1T23, apresentando retração de -4,1 pontos percentuais na comparação com o 1T22.
As ações da Petrobras (PETR4) acumulam queda de 2,57% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 81,99% nos últimos 12 meses.