Teve início na tarde desta segunda-feira (12) a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que vai definir o novo conselho de administração da Petrobras (PETR4)

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Há, ao todo, oito assentos vagos no colegiado. Um deles será ocupado pelo novo presidente da companhia, o general Joaquim Silva e Luna, indicado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, para substituir Roberto Castello Branco.

O atual conselho de administração da Petrobras será desfeito por determinação legal.

A Lei das Sociedades Anônimas define que todos os membros eleitos em voto múltiplo devem sair se um deles deixar o cargo.

Isso acontecerá porque o atual presidente da estatal e também participante do colegiado, Roberto Castello Branco, encerrou seu mandato no último dia 20, após ser alvo de sucessivas críticas do presidente Bolsonaro.

Sete conselheiros foram eleitos junto com Castello Branco, no fim de 2018, para compor o grupo de gestão máxima da companhia, responsável por aprovar ou não medidas de peso propostas pela diretoria, como investimentos e vendas de ativos.

Agora, para manter seus assentos, eles vão precisar do aval, novamente, dos acionistas.

Ao todo, o conselho da Petrobras é formado por 11 cadeiras. Uma delas é a do presidente da companhia.

O mandato de cada membro é de dois anos, com direito a três reeleições consecutivas.

Ou seja, o mesmo conselho pode ser mantido por até oito anos.

Na AGE desta segunda-feira, serão definidos oito nomes para compor o conselho da Petrobras, já que três dos 11 membros não ingressaram no colegiado por voto múltiplo.

Rosângela Buzanelli foi eleita diretamente pelos funcionários, enquanto, Marcelo Mesquita e Rodrigo Pereira foram eleitor por acionistas minoritários.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Resultado da Petrobras no Quarto Trimestre de 2020

O resultado da Petrobras (PETR4) no quarto trimestre de 2020 (4t20), divulgado no dia 24 de fevereiro, apresentou um lucro líquido de R$ 59,9 bilhões, alta de 634,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Ebitda ajustado da Petrobras atingiu R$ 47,0 bilhões no 4t20, apresentando crescimento de 28,8% na comparação com o 4t19.

A margem Ebitda ajustada da Petrobras totalizou 63% no 4t20, apresentando crescimento de 18 pontos percentuais na comparação com o 4t19. 

A Margem líquida da Petrobras atingiu 79,9% no 4t20, apresentando crescimento de 69,9 pontos percentuais na comparação com o 4t19.

As ações da Petrobras (PETR4) acumulam queda de 0,08% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 41,91% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão.