A Petrobras (PETR4) assinou, no último domingo (03), na COP-28, em Dubai, um protocolo de intenções com o Governo do Estado do Rio de Janeiro para a avaliação conjunta da implementação de projetos-piloto de hub de captura e armazenamento de CO2 (o chamado CCUS) no Estado do Rio de Janeiro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O acordo inclui também a análise de soluções de descarbonização combinadas ao CCUS, como, por exemplo, o hidrogênio de baixo carbono.

A estatal já havia anunciado, em maio deste ano, que está estudando desenvolver um projeto-piloto de CCUS no norte-fluminense com capacidade para armazenar 100 mil toneladas de CO2 por ano.

O projeto-piloto em estudo irá utilizar uma corrente de CO2 separada na Unidade de Tratamento de Gás de Cabiúnas (UTG-CAB), localizada no munícipio de Macaé. “Essa corrente será tratada e movimentada através de um duto para a Estação de Barra do Furado, localizada no município de Quissamã”, diz a Petrobras.

“Em seguida, será injetada e armazenada definitivamente em um reservatório salino.”

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

De acordo com o comunicado, a estimativa inicial é que o hub de CCUS do Rio de Janeiro, quando implementado, possa contribuir para evitar emissões geradas não só pelas operações da Petrobras, mas também por outros segmentos como indústria de cimento e siderúrgicas do Rio de Janeiro, entre outras.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Resultado da Petrobras no Terceiro Trimestre de 2023 

Os resultados da Petrobras (PETR4) referente a suas operações do terceiro trimestre de 2023, foram divulgados no dia 09 de novembro, apresentou um lucro líquido de R$ 26,8 bilhões no 3T23, baixa de -42,1% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

O Ebitda ajustado da Petrobras atingiu R$ 66,2 bilhões no 3T23, apresentando retração de -27,6% na comparação com o 3T22.

A margem Ebitda ajustada da Petrobras totalizou 53,0% no 3T23, apresentando retração de -0,7 ponto percentual na comparação com o 3T22.

A margem líquida da Petrobras atingiu 21,4% no 3T23, apresentando retração de -5,8 pontos percentuais na comparação com o 3T22.

As ações da Petrobras (PETR4) acumulam alta de 0,68% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 77,43% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Infomoney.