Petroleiros dos Estados do Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo darão início na sexta-feira (5) a uma greve para cobrança de direitos e contra "riscos de privatização" da Petrobras (PETR4).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A informação foi divulgada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) nesta quinta-feira (3).

Além disso, também será retomado um movimento na Bahia, em oposição à venda de Refinaria Landulpho Alves (Rlam), no estado.

A paralisação começou no último dia 18 de fevereiro, mas foi suspensa para retomada de negociações com a estatal, segundo a FUP, porém, as conversas não avançaram.

Conforme comunicado da federação, a greve foi aprovada por assembleias realizadas desde a semana passada pelos Sindicatos dos Petroleiros (Sindipetros) filiados à FUP.

Em São Paulo, a adesão ocorrerá nas unidades de Mauá e Campinas.

"A greve também foi aprovada pelos trabalhadores da Unidade de Xisto do Paraná (SIX), que devem iniciar o movimento nos próximos dias, assim como na Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco", disse a FUP, acrescentando que em outras bases de Sindipetros as assembleias ainda estão em andamento.

Entre as pautas da greve, a federação menciona "jornadas exaustivas e multifunções no trabalho presencial e remoto" e "exposição à contaminação por Covid-19", além da venda de ativos pela estatal, classificada como "privatização aos pedaços".

Procurada, a Petrobras não respondeu de imediato a um pedido por comentários.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Resultado da Petrobras no Quarto Trimestre de 2020

O resultado da Petrobras (PETR4) no quarto trimestre de 2020 (4t20), divulgado no dia 24 de fevereiro, apresentou um lucro líquido de R$ 59,9 bilhões, alta de 634,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Ebitda ajustado da Petrobras atingiu R$ 47,0 bilhões no 4t20, apresentando crescimento de 28,8% na comparação com o 4t19.

A margem Ebitda ajustada da Petrobras totalizou 63% no 4t20, apresentando crescimento de 18 pontos percentuais na comparação com o 4t19. 

A Margem líquida da Petrobras atingiu 79,9% no 4t20, apresentando crescimento de 69,9 pontos percentuais na comparação com o 4t19.

As ações da Petrobras (PETR4) acumulam queda de 9,92% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 15,62% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Reuters