Ontem (22) foi um dia sangrento para a bolsa de valores.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O principal fator foi as declarações do presidente Jair Bolsonaro acerca da Petrobras (PETR4) e das companhias elétricas.

Ele rasgou a postura liberal da campanha eleitoral e foi enfático ao dizer que vai colocar o dedo nas elétricas logo na sequência de ter indicado para o cargo de presidente da Petrobras um general do exército.

No passado eu já tinha escrito nessa mesma coluna, tanto sobre Petrobras quanto sobre as elétricas.

Ambos os assuntos se tornam bastante atuais para hoje.

Sobre as elétricas, eu lembrei do episódio da MP 579 que foi anunciada pelo então governo Dilma, com intuito de baixar a conta de luz na marra.

Óbvio que o tiro saiu pela culatra e a conta baixou no início, mas aumentou muito logo depois e ainda deixou um prejuízo gigante para todo o setor elétrico.

Fato é que essas intervenções não funcionam e quem não entende de economia, não deveria sequer poder fazer esse tipo de coisa.

Mas o objetivo da coluna na época era o de alertar o investidor para não cometer o erro de concentrar demais num segmento só porque ele é tido como seguro. 

Isso porque, no Brasil, nada é seguro. 

Estamos no país onde até o passado é incerto.

Na época os prejuízos de fundos de dividendos foram gigantes pois era normal eles terem uma super exposição às elétricas.

Hoje, essa lição volta a se mostrar importante.

Estamos na iminência de mais uma “dedada” do governo nesse setor.

Já sobre a Petrobras eu escrevi que ela estava se tornando uma boa candidata à boa pagadora de dividendos.

Isso pois ela estava se desalavancando, tinha definido uma política clara de pagamento de dividendos e tinha excelentes margens, muito em função dessa política de preços dos combustíveis que estão no centro dessa confusão toda de agora.

Eu concluí o artigo dizendo que apesar de ela poder se tornar uma grande pagadora de dividendos, nós gostamos aqui das boas pagadoras.

Por isso, estamos fora de PETR4.

A diferença entre uma grande pagadora e uma boa pagadora é que a grande não tem compromisso com a estabilidade nos pagamentos de proventos. 

A grande de hoje é a pequena de amanhã. 

Já a boa pagadora é aquela que paga sempre. 

Essa sim nos interessa.

E esse é o perfil de empresas que compõem a carteira do Canal Seleção de Dividendos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.