
O presidente da República, Jair Bolsonaro, tem reunião marcada para às 14 horas desta terça-feira com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, informa a agenda oficial do chefe do Executivo.
O encontro, no gabinete presidencial no Palácio do Planalto, vem no momento em que o governo avalia novos nomes para a presidência da Petrobras (PETR4) e a presidência do conselho da estatal.
Os indicados do Palácio do Planalto para as funções, Adriano Pires e Rodolfo Landim, respectivamente, declinaram do convite e abriram uma crise na sucessão da companhia.
Bolsonaro e Albuquerque já estiveram juntos na segunda-feira no Rio de Janeiro, quando Pires avisou o governo de que havia desistido de ser o novo presidente da Petrobras após a empresa identificar conflitos de interesse entre o comando da estatal e a consultoria do economista na área de petróleo e gás.
Já Landim disse ter recuado da ideia de chefiar o conselho para se dedicar à presidência do Flamengo, cargo que pretendia acumular com a estatal.
→ Onde Investir no Cenário Político Atual? Baixe Grátis o Relatório “Os Melhores Investimentos com a Política Atual".
O governo corre contra o tempo e tem prazo para indicar nomes para os cargos: a próxima quarta-feira, dia 13 de abril, data da Assembleia Geral Ordinária da empresa que tratará do assunto.
É neste momento que são votadas as indicações da União, acionista majoritária, depois da avaliação das aptidões e eventuais restrições para os cargos.
Por ser controlador da Petrobras, o governo tem votos suficientes para emplacar suas indicações.
Um dos nomes cotados para assumir a presidência da Petrobras é o do secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade. Ele é próximo ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho 'Zero Um' do presidente.
→ Onde Investir no Cenário Político Atual? Baixe Grátis o Relatório “Os Melhores Investimentos com a Política Atual".
Resultado da Petrobras no Quarto Trimestre de 2021
Os resultados da Petrobras (PETR4) referente a suas operações do 4T21, foram divulgados no dia 23 de fevereiro apresentou lucro líquido de R$ 31,5 bilhões no 4T21, uma alta de -47,4% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
O Ebitda ajustado da Petrobras atingiu R$ 62,9 bilhões no 4T21, apresentando crescimento de 33,8% na comparação com o 4T20.
A margem Ebitda ajustada da Petrobras totalizou 47,0% no 4T21, apresentando retração de -16,0 pontos percentuais na comparação com o 4T20.
A margem líquida da Petrobras atingiu 23,5% no 4T21, apresentando retração de -56,4 pontos percentuais na comparação com o 4T20.
As ações da Petrobras (PETR4) acumulam alta de 3,20% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 66,73% nos últimos 12 meses.
Quer Saber Onde Investir?
Fonte: Estadão Conteúdo.