O que é Período de Reservas

Período de Reservas é o período em que os investidores informam seu interesse à instituição intermediária (corretoras ou bancos de investimentos) em comprar determinada quantidade de ações ou notificar o valor desejado para realizar o investimento no Fundo de ações.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Antes, é necessário que o investidor seja cliente de instituições intermediárias para as quais as ações estão sendo oferecidas. O cliente também deve comunicar seu interesse por investimentos em determinadas empresas, para que as instituições possam notificá-los.

Dessa forma, o cliente tem acesso ao Prospecto da Oferta, um documento emitido pela empresa com explicações sobre a Oferta Pública de Distribuição, como os recursos captados serão investidos e os riscos do negócio. O cliente tem o Período de Reservas para decidir se investe ou não.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

A relação empresa e investidores durante a Oferta Pública

Assim que a empresa inicia as reuniões para o projeto da oferta até o momento em que a oferta de ações se encerra, a empresa é obrigada a não divulgar mais informações à mídia para não alterar percepções dos investidores a seu respeito. 

Esse período é conhecido como Período de Silêncio. Esse é o compromisso da empresa em relação aos investidores. Mas também existem regras para os investidores durante a Oferta Pública.

No Prospecto da Oferta, existe uma cláusula que proíbe o investidor de comprar a ação e vendê-la no primeiro dia, de modo a lucrar com a sua valorização. Essa prática causa muita oscilação no valor das ações, prejudicando a empresa.

Para proteger a empresa, é delimitado um período em que o investidor é obrigado a ficar com a ação que comprou, chamado Período de Lockup.

Dentro do Período de Reservas

A formação de preços das ações se inicia logo que a Oferta Pública de Distribuição é iniciada. Já existe uma faixa de preço indicativo do valor da ação, que pode variar, definido pelo IPO - Initial Public Offering (Oferta Pública Inicial).

O IPO trata-se do processo de abertura de capital da empresa com o objetivo de buscar novos investidores. O processo analisa o valor da empresa dentro da Bolsa de Valores e o valor inicial das ações.

Dentro do Período de Reservas, o número de investidores atraídos pelas ações é capaz de alterar o preço das ações, dependendo também do interesse e da quantia de investimento que se pretende realizar.

É ainda no Período de Reservas que a empresa tem uma ideia inicial do volume de capital disponível. Além disso, a empresa emissora de ações consegue medir sua aceitação no mercado.

Depois do Período de Reservas

Uma vez terminado o Período de Reservas, o preço da ação da empresa envolvida no IPO é fixado. Essa formação de preço é dada de acordo com as leis de Oferta e Demanda.

Por isso, é importante ressaltar que o mercado de ações e fundos mobiliários é volátil e de risco. O preço das ações pode variar a partir do início da oferta pública, sendo que o preço final pode ser distante do preço inicial. 

Se o número de investidores interessados em investir no fundo ou companhia for maior que o número de ações disponíveis para a compra, acontece um rateio, ou seja, divide-se as ações disponíveis entre os interessados.

No IPO, a empresa pode definir o valor do investimento máximo, de forma a controlar melhor o número de ações para cada investidor, e para melhor dividir caso o número de investidores interessados seja alto.

Caso o número de investidores seja baixo, o interesse sinalizado dentro do Período de Reservas é garantido, e o restante das ações fica disponível para compra no mercado de ações.