O que é Perfil de Investidor

Perfil de Investidor é o conceito que define a exposição ao risco que o investidor está disposto a tolerar. Através de um teste com diversas perguntas, as respostas definem as características do investidor como arrojado, moderado ou conservador.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Com a definição dos objetivos, preferências do investidor, seus recursos disponíveis e o tempo de investimento, é possível direcionar melhor quais tipos de investimento devem ser realizados para que o investidor se sinta confortável.

Com o Perfil de Investidor definido, o investidor pode construir uma carteira de investimentos adequada à sua tolerância ao risco e aos seus níveis de aceitação de volatilidade. Não à toa, o termo em inglês que define o Perfil de Investidor é “suitability”.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

A importância do Perfil de Investidor

Com o Mercado de Ações mundial tão diverso, pode parecer difícil filtrar e definir quais tipos de investimentos devem-se realizar. 

Por isso, com o Perfil de Investidor definido é possível buscar dentre os diversos ativos disponíveis o que melhor se ajusta ao tipo de Perfil.

Dessa forma, o investidor possui mais controle sobre suas decisões, evitando a escolha de ativos inadequados e construindo uma carteira de investimentos condizente com seu Perfil de Investidor. 

É importante ressaltar que muitas vezes os diferentes Perfis podem se interessar pela mesma ação, mas, conforme suas características, vão conter porcentagens distintas em sua carteira.

Por exemplo, o investidor arrojado deve ter em sua carteira um percentual de ações seguras muito pequenas, pois é interessado em ações de maior risco. Enquanto isso, o investidor conservador compõe a maior parte de sua carteira com ações seguras.

Nesse sentido, apesar da definição do Perfil de Investidor, nunca existirá uma carteira de investimentos perfeita para cada Perfil. O que ocorre é uma composição diferente de ações para cada Perfil.

Os tipos de Perfil de Investidor 

O investidor conservador almeja a segurança e não se atreve a correr riscos. Nesse sentido, a maior parte de sua carteira é composta por ativos de rendimento limitado, que são os mais seguros.

Esse tipo de investidor pode caracterizar uma pessoa que acabou de adentrar no mercado financeiro e deseja conhecer melhor seu funcionamento antes de se arriscar, ou alguém que quer desfrutar de seus recursos sem correr riscos.

O investidor arrojado prefere a rentabilidade. Nesse sentido, sua carteira possui ativos arriscados, que podem garantir lucros maiores ou não, arriscando a possível perda.

Esse tipo de investidor geralmente caracteriza pessoas com grande conhecimento do funcionamento do mercado de ações, que sabem lidar com riscos. Ou então que possuem uma assessoria de investimentos capaz de garantir a rentabilidade.

Por fim, o investidor moderado preza pela segurança mas também se expõe mais ao risco que o investidor seguro, possuindo em sua carteira ativos de maior e menor segurança, num equilíbrio entre estabilidade e rendimentos.

O Teste de Perfil de Investidor 

A importância do Perfil de Investidor é tamanha que as instituições intermediárias, como bancos de investimentos e corretoras de valores, aplicam o Teste ou algum tipo de questionário básico (conhecido como formulário de suitability) para os novos clientes.

Com o resultado do Teste em mãos, as instituições intermediárias podem direcionar o investidor para a compra de ações que se alinham melhor aos seus interesses.

Contudo, o Perfil de Investidor não é fixo. Existem chances de que os objetivos e o grau de aversão ao risco do investidor mudem, de forma que um investidor conservador pode se tornar um investidor arrojado com o tempo.

Por isso, é importante também refazer o formulário de suitability de tempos em tempos para atualizar seu Perfil e ter uma carteira de investimentos adequada a ele.

Para descobrir qual é seu Perfil de Investidor, é possível realizar o Teste de Perfil de Investidor.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que é Perfil de Investidor, consulte o artigo completo sobre Perfil de investidor.