O que é Perfil conservador

Perfil conservador é um dos tipos de Perfil de Investidor. Também é chamado de Perfil de risco seguro por prezar pela segurança dos investimentos em sua carteira de investimentos.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

As pessoas que se enquadram no Perfil conservador evitam riscos, mesmo que isso acarrete em um rendimento menor, uma vez que as rentabilidades altas também demandam alto risco. São também avessos à volatilidade.

De acordo com os objetivos do investidor e também seus conhecimentos dentro do mercado financeiro, o Perfil conservador costuma investir em renda fixa, preferindo um retorno pequeno ao seu capital investido, mas com risco inferior.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Investimentos do Perfil conservador 

Como já dito anteriormente, é comum que o Perfil conservador aloque seus investimentos em renda fixa, mas isso não significa só Poupança

O Perfil conservador pode escolher opções até mais rentáveis que a Poupança e com o mesmo risco associado (ou seja, baixo), como por exemplo:

Os fundos de renda fixa ocupam grande parte da carteira do Perfil conservador, e podem ser compostos por Tesouro Direto ou Certificado de Depósito Bancário (CDB).

Nesse caso, os fundos são gerenciados por instituições intermediárias e possibilitam ao Perfil conservador a diversidade de títulos em sua carteira. 

Muitas vezes o Perfil conservador utiliza os Títulos do Tesouro Direto como forma de investir com segurança à longo prazo e também para realizar a reserva de emergência, uma vez que possui alta liquidez.

Para as LCI e LCA, as letras de crédito, o investidor empresta dinheiro aos bancos e é remunerado com juros, sendo que esse rendimento pode ser pré-fixado ou pós-fixado. O investimento em imóveis ou no agronegócio varia de acordo com o interesse do investidor.

A rentabilidade acordada antes ou depois da realização do investimento também acontece para os CDB. 

Existem também algumas taxas de administração cobradas pelos fundos de renda fixa, então é importante ao Perfil conservador se atentar a isso.

Os fundos DI são fundos de renda fixa, de baixo risco e liquidez diária. Tais fundos acompanham o Certificado de Depósito Interbancário, que se baseia na Selic.

Por fim, os fundos de Previdência Privada formam uma espécie de aposentadoria complementar à contribuição obrigatória. Nesse sentido, podem atuar como um fundo de investimento de longo prazo.

A maior parte da carteira de investimentos do Perfil conservador é composta por esse tipo de investimento de alta liquidez. 

Contudo, também faz parte de sua carteira em menor proporção os investimentos com prazos mais longos, com rentabilidade maior e até mesmo investimentos em Renda Variável.

Carteira de investimentos do Perfil conservador

De modo geral, a carteira de investimentos do Perfil conservador vai se basear nos fundos de renda fixa pós-fixados, com porcentagem menor em investimentos de maior risco, como títulos pré-fixados.

O motivo pelo qual o Perfil conservador prefere os títulos pós-fixados está ligado ao fato de estes acompanharem a taxa básica de juros (Selic) e existir certa proteção ao investidor no caso de mudanças bruscas na Selic.

Não necessariamente uma pessoa de Perfil conservador não vai possuir nenhum investimento de alto risco. A questão chave é a proporção que os investimentos de alto risco representam dentro da carteira.

A diversificação da carteira de investimentos é essencial, mesmo que para o Perfil conservador, pois garante segurança e também melhora a rentabilidade

Para descobrir qual é seu Perfil de Investidor, é possível realizar o Teste de Perfil de Investidor.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que é Perfil conservador, consulte o artigo completo sobre Perfil de investidor.