O que é Perfil arrojado

Perfil arrojado é um dos tipos de Perfil de Investidor. Nesse caso, o Perfil arrojado possui tolerância ao risco maior que outros tipos de investidores, e pode mesclar suas aplicações em investimentos de risco com os investimentos seguros.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em sua carteira de investimentos se encontram investimentos diversificados como forma de lidar com possíveis perdas para os investimentos de risco, e também como estratégia de aumentar seu patrimônio pessoal.

Assim, o Perfil arrojado busca por ativos que possuam maior rentabilidade no Mercado de Capitais, e alia seu conhecimento no setor em que está investindo na tomada de decisões de risco em um contexto de alta volatilidade.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Investimentos do Perfil arrojado

Embora mais tolerante ao risco, o investidor de Perfil arrojado, na busca de diversificação de sua carteira de investimentos, ainda investe (ainda que em menor porcentagem) em renda fixa.

Dentre os ativos de renda fixa que o Perfil arrojado costuma investir para evitar riscos excessivos estão:

Os ativos de renda fixa possuem menor retorno e maior segurança. Também apresentam maior liquidez, que muitas vezes não é uma prioridade para o Perfil arrojado. Assim, os ativos de renda fixa compõem uma pequena parcela da carteira de investimentos do Perfil arrojado.

Já os ativos de renda variável, que geralmente os ativos alvos do Perfil arrojado, podem ser listados os seguintes:

No caso das ações, o Perfil arrojado pode escolher por realizar especulação, uma estratégia de curto prazo que se beneficia das variações da bolsa, ou pode escolher uma estratégia de longo prazo, com a perspectiva de se tornar sócio das empresas que investem.

Os fundos de renda variável apresentam risco maior, e portanto rendimentos maiores. Desse modo, o Perfil arrojado prefere ter maior parcela de investimentos alocados nesse tipo de ativo para resultar em maiores retornos.

Os fundos de ações são considerados meios de obter ganho mesmo com um mercado estável ou em queda.

Dentro dos fundos multimercados também existem abordagens mais moderadas ou gestões mais arrojadas, e cabe ao investidor buscar os fundos multimercados geridos de forma arrojada para se alinhar com seu Perfil arrojado.

Por fim, os fundos de índice (Exchange Traded Funds) acompanham algum índice do mercado financeiro, como o Ibovespa, por exemplo. O investidor de Perfil arrojado ainda pode investir em ETFs estrangeiros, que acompanham índices internacionais, de forma a buscar diversificação.

Carteira de investimentos do Perfil arrojado

De modo geral, a carteira do Perfil arrojado é composta majoritariamente de renda variável, como as ações ou os fundos de ações, e de forma minoritária em renda fixa, como as letras de crédito.

Os investimentos citados anteriormente são apenas exemplos de alguns ativos que podem compor a carteira de investimento do Perfil arrojado, uma vez que não existe a formulação fixa e ideal.

Tudo depende do contexto econômico, da segurança do investidor em situações de risco e do seu conhecimento de mercado financeiro ou contratação de instituições intermediárias de confiança para realizar a gestão de fundos.

No caso do Perfil arrojado, entre as variáveis que formam o tripé de investimentos (rentabilidade - liquidez - segurança), este prioriza a rentabilidade

Porém, também age no sentido de tomar decisões embasadas, evitando riscos indesejados e diversificando sua carteira de investimentos.

Para descobrir qual é seu Perfil de Investidor, é possível realizar o Teste de Perfil de Investidor.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que é Perfil arrojado, consulte o artigo completo sobre Perfil de investidor.