O que é Perfil agressivo

Perfil agressivo é um dos tipos de Perfil de Investidor. Dentre os tipos, o Perfil agressivo trata de um estilo extremo de investidor: tolerante ao risco e à volatilidade com o objetivo de obter o maior rendimento, mesmo que existam possíveis prejuízos pelo caminho.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Nesse sentido, o Perfil agressivo não busca a segurança que os investimentos em renda fixa trazem. Muito pelo contrário, escolhe os investimentos com risco, que possuem maior potencial de retorno.

Contudo, o investidor com Perfil agressivo não é um sujeito tolo que arrisca seus investimentos pela emoção. É um investidor experiente, preparado inclusive para situações de queda no valor de suas ações, e capaz de aproveitar oscilações de curto prazo para realizar investimentos.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Perfil agressivo e Diversificação da carteira

Embora o Perfil agressivo pareça sempre disposto a aceitar prejuízos de investimentos de risco, ainda é preciso que sua carteira de investimentos seja diversificada para diminuir, ao menos um pouco, os riscos mais indesejados

Caso todos os investimentos de renda fixa e de renda variável estejam investidos apenas no setor imobiliário brasileiro, por exemplo, e a economia sofresse algum abalo que levasse a uma crise imobiliária no Brasil, o Perfil agressivo teria prejuízos que poderiam ter sido evitados.

Dessa forma, mesmo para o Perfil agressivo, ainda é necessário realizar diversificação nas classes de ativos, com alguns investimentos em renda fixa, em diferentes setores da economia e de diversas localizações geográficas, buscando evitar prejuízos tolos. 

Nesse sentido, realizar investimentos em renda variável como os fundos de índice (ETFs) internacionais podem melhorar a rentabilidade, pois tais fundos se baseiam em índices internacionais, e também diversificar a localização dos investimentos.

Alguns ativos mais básicos de Renda Variável para compor a carteira de investimentos do Perfil agressivo são as ações e fundos imobiliários.

No caso das ações, nem sempre o retorno é rápido, e o Perfil agressivo pode aproveitar o momento de queda em seu valor para compra com os objetivos de longo prazo.

Os fundos imobiliários podem resultar em alto retorno no longo prazo e agir no sentido de diminuir os riscos da carteira de investimentos do Perfil agressivo.

Contudo, existem ações mais alinhadas com o Perfil agressivo, como os Fundos Multimercado de média a alta volatilidade, operações de derivativos (baseados no mercado futuro), combinando a propensão ao risco com possíveis ganhos futuros, e Fundos de índice (ETFs).

Mais sobre o Perfil agressivo 

A definição do Perfil agressivo pode ser realizada através de um formulário de suitability, que muitas instituições intermediárias, como corretoras de investimentos, aplicam para entenderem melhor o perfil do investidor.

Tal formulário leva em consideração a experiência e conhecimento do investidor no mercado financeiro, seu planejamento futuro dos investimentos, seus objetivos com a realização dos investimentos, sua disponibilidade de capital e sua tolerância ao risco.

Dificilmente um investidor iniciante vai se encaixar no Perfil agressivo, que possui vivência de mercado financeiro e segurança para assumir riscos, mesmo que envolvam grandes prejuízos.

Da mesma forma, o comportamento de um investidor de Perfil conservador provavelmente não vai se transformar totalmente, mesmo com o tempo, em um comportamento de um investidor de Perfil agressivo. 

A aversão ao risco pode, muitas vezes, não diminuir, dada a realidade instável do mercado financeiro.

Por isso, na definição do tipo de Perfil do investidor, alguns traços da personalidade são evidenciados, de forma que o Perfil agressivo corresponde a alguém que aceita riscos também fora do mercado financeiro, independente do envolvimento de capital ou não.

Para descobrir qual é seu Perfil de Investidor, é possível realizar o Teste de Perfil de Investidor.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que é Perfil agressivo, consulte o artigo completo sobre Perfil de investidor.