GLOSSARIO
Percepção Seletiva
O que é Percepção Seletiva. Entenda melhor o conceito de Percepção Seletiva e descubra sua importância!
O que é Percepção Seletiva
Percepção Seletiva é o conceito da Psicologia que trata da capacidade da mente humana em focar a atenção de modo seletivo, mesmo que de modo inconsciente.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
No contexto social, essa seletividade é condicionada a partir de interesses e experiências ligadas às nossas crenças pessoais ou a eventos já experienciados.
Desse modo, a Percepção Seletiva realiza uma leitura geral e dinâmica de situações em que estamos inseridos no momento, capturando informações consideradas mais prioritárias.
→ Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.
Fatores que influenciam a Percepção Seletiva
Apesar desse foco direcionado, a leitura realizada durante a Percepção Seletiva pode não ser a leitura mais precisa da realidade, podendo levar a conclusões incorretas acerca das situações ou pessoas.
Isso ocorre porque o Efeito Halo, estudado em 1920, confirma que o cérebro humano faz o reconhecimento de características consideradas positivas sobre uma pessoa ou um ambiente, julgando a interação, a própria pessoa ou o ambiente somente seguindo esse viés subjetivo.
Independente de as conclusões serem consideradas erradas ou não, a Percepção Seletiva continua sendo uma forma de o indivíduo interpretar a realidade ao seu redor, reinterpretar situações experimentadas anteriormente e enfrentar situações novas.
Existem ainda outras teorias que estudam a influência de fatores na Percepção Seletiva, como Efeito Contraste, Projeção e Estereotipagem.
Percepção Seletiva no ambiente de trabalho
Dentro da gestão de pessoas e do mundo corporativo, a Percepção Seletiva se relaciona à:
- Percepção Interna, que é orientada por estímulos pessoais como sentimentos e emoções;
- Percepção Externa, dada por determinados comportamentos diante de estímulos do ambiente.
Juntas, essas Percepções formam a Percepção Organizacional, ou seja, a análise do ambiente de trabalho realizada pelos membros integrantes do local.
A Percepção Organizacional, estudada dentro do ambiente de trabalho, torna-se importante para informar necessidades de melhoria, fortalecer pontos positivos e construir um processo de concepção estratégico.
No processo de concepção estratégica, os formadores de opinião ou gestores operacionais dentro das empresas são capazes de influenciar a construção de estratégias a partir de informações objetivas e subjetivas que reforçam sua posição.
Essa ideia de reforço da posição de gestores é baseada no fato de existir também relações de poder dentro da organização.
O objetivo da empresa, então, deve ser o de encontrar um objetivo comum e revolver a realidade social em torno dele. Para isso, deve existir um esforço coletivo das pessoas envolvidas, que devem possuir interesses semelhantes, proporcionando condições em que se pode captar dados e informações com a ajuda da Percepção Seletiva.
Dessa forma, a Percepção Seletiva em conjunto com o processo de tomada de decisões é determinante para a modificação de estruturas organizacionais e de diferentes métodos de gestão.
Percepção Seletiva na economia
No comércio, a Percepção Seletiva é capaz de influenciar a escolha de um produto. Um Marketing de qualidade, combinado com um bom Design do produto pode levar o consumidor a concluir que por ser belo, o produto deve funcionar e ser de alta qualidade.
A mesma ideia pode ocorrer com uma experiência ruim de compra de determinada marca. A Percepção Seletiva do consumidor foca sua atenção nas falhas, e, baseando-se naquela experiência ruim isolada, conclui que a marca não é boa.
No mercado de ações, a Percepção Seletiva também age confirmando conclusões já enviesadas. No caso de um acionista individual, um indivíduo tomador de ações, que pense que é uma boa ideia investir em ações do setor petrolífero, por exemplo.
O acionista vai encontrar diversos motivos que justificam seu investimento em ações desse setor, pois seu foco está voltado para prestar atenção às boas notícias.
Ele pode ler uma notícia a respeito do crescimento desse setor e concluir que, de fato, sua Percepção está correta. Mas o acionista, na verdade, apenas direcionou sua atenção para a notícia positiva.
O QUE LER AGORA...
- Notícias
Ibovespa Cai -1,08% com Exterior e Setor Aéreo; GOLL4 -9,19%
- Notícias
Embraer (EMBR3) Fecha Acordo para Entrega de Cargueiro C-390 Millenium à Coreia do Sul
- Notícias
Ecorodovias (ECOR3) Mantém Contrato da Autoridade Portuária em Santos por 180 Dias
- Notícias
Gerdau (GGBR4) Vence Leilão para Desmantelamento Sustentável da Plataforma P-33 da Petrobras (PETR4)