5 Passos para Investir nas Melhores Ações da Bolsa
| ,

5 Passos para Investir nas Melhores Ações da Bolsa

Saiba como investir nas melhores ações de forma segura e se tornar um investidor de sucesso na bolsa de valores.

Por
Atualizado em 04/12/2020

Saber como investir em ações de forma segura é um dos principais questionamentos dos investidores que estão buscando investir na Bolsa de Valores.

Neste primeiro contato com a Bolsa de Valores, é importante conhecer o funcionamento do mercado acionário e obter informações estratégicas para escolher as melhores oportunidades.

Existem diversos cuidados a serem tomados pelo investidor antes de começar a investir em ações de forma segura, como criar sua reserva de emergência e escolher os ativos de acordo com o seu perfil de investidor.

O ideal é você começar a criar sua carteira de ações aos poucos, selecionando empresas boas e com bons fundamentos.

Leia este artigo até o final e descubra os 5 passos para investir nas melhores ações da bolsa.

Quer Investir em Boas Ações? Baixe Grátis o Relatório com as 3 Melhores Ações para Investir Hoje.

Entendendo a Dinâmica do Mercado de Ações

Entender o que é e como funciona o mercado de ações é um dos primeiros passos que um investidor deve seguir para ter sucesso na Bolsa de Valores.

De uma maneira geral, as cotações diárias do mercado são formadas através das decisões dos investidores, explicada pelas oscilações dos preços das ações, baseada na lei da oferta e da demanda.

Quando a demanda por uma ação aumenta e a oferta permanece constante, o preço sobe. Entretanto, quando a oferta por uma ação aumenta e a demanda permanece constante, o preço cai.

Existem duas teorias que buscam compreender o funcionamento do mercado de ações, a escola técnica e a escola fundamentalista.

Os analistas fundamentalistas acreditam na hipótese do mercado eficiente, onde a cotação de uma ação reflete as informações econômicas de uma empresa.

Logo, análise técnica de investimentos se baseia na hipótese de que os preços futuros decorrem dos preços anteriores, sendo formado pela decisão dos investidores.

Quer Investir em Boas Ações? Baixe Grátis o Relatório com as 3 Melhores Ações para Investir Hoje.

Escolhendo uma Corretora de Valores Segura

Escolher uma corretora de valores segura fará toda diferença na sua trajetória futura com seus investimentos, contribuindo para seu sucesso no mercado financeiro.

Confira aqui o passo-a-passo para descobrir se a sua corretora de valores escolhida é confiável para começar a investir de forma segura em ações.

Banner will be placed here

Selecionando as Melhores Ações para Investir

Para selecionar as melhores ações é fundamental conhecer a empresa na qual você tenha interesse, pois só assim você conseguirá de fato encontrar as melhores oportunidades da bolsa e ter maior segurança.

Conhecer o setor de atuação de uma empresa, seu histórico de lucros e identificar seu nível de endividamento são os primeiros passos para encontrar empresas com bons fundamentos.

Portanto, segue algumas perguntas que o investidor deve fazer antes de escolher uma empresa para investir, vamos buscar como exemplo a empresa Lojas Renner (LREN3):

Quer Investir em Boas Ações? Baixe Grátis o Relatório com as 3 Melhores Ações para Investir Hoje.

Qual o setor de atuação da Empresa?

A Lojas Renner é uma empresa enquadrada no setor de varejo. Constituída em 1965 foi a primeira companhia com 100% das ações negociadas na Bolsa de Valores.

A varejista é detentora das marcas Renner, Camicado, Youcom e Ashua Curve & Plus Size.

Além das atividades de varejo, a Lojas Renner conta com sua própria instituição financeira, a Realize CFI – Crédito, Financiamento e Investimento.

Quer Investir em Boas Ações? Baixe Grátis o Relatório com as 3 Melhores Ações para Investir Hoje.

Qual o histórico de lucros da Empresa?

Conhecer o histórico de lucros é um dos primeiros passos para selecionar boas empresas, visto que, as empresas com lucros consistente tende a terem maiores perspectivas de crescimento.

Gráfico do Histórico de Lucro da Lojas Renner
Histórico de Lucros da Lojas Renner. Fonte: GuiaInvest.

Podemos observar como a ação da Lojas Renner se valorizou nos últimos anos, acompanhando a consistência de crescimento do seu lucro líquido.

Gráfico do Desempenho Histórico da Lojas Renner (LREN3)
Desempenho da Lojas Renner (LREN3). Fonte: GuiaInvest.

Quer Investir em Boas Ações? Baixe Grátis o Relatório com as 3 Melhores Ações para Investir Hoje.

Qual é nível de endividamento da Empresa?

Os indicadores de endividamento são bastante importantes para analisar a gestão dos financiamentos da empresa.

De uma forma geral, quanto menor o endividamento da empresa, melhor sua situação financeira, pois ela irá gastar menos capital para o pagamento de dívidas.

Gráfico Histórico da Dívida Líquida da Lojas Renner
Gráfico da Dívida Líquida da Lojas Renner (LREN3). Fonte: GuiaInvest.

Quer Investir em Boas Ações? Baixe Grátis o Relatório com as 3 Melhores Ações para Investir Hoje.

Qual é o nível de eficiência da Empresa?

Os indicadores de eficiência são utilizados para identificar quanto uma empresa é eficiente. Um dos indicadores mais utilizados para medir a eficiência é a margem líquida.

A margem Líquida é a porcentagem de lucro líquido que uma empresa apresenta em relação a sua receita total.

De forma resumida, ela mede a fração de cada real de vendas que originou em lucro líquido, sendo o lucro líquido dividido pela receita líquida.

Podemos observar no gráfico abaixo que nos últimos 3 anos a margem líquida da Lojas Renner apresentou crescimento de 12,2% demonstrando uma maior eficiência.

Gráfico Histórico da Margem Líquida da Lojas Renner
Gráfico da Margem Líquida da Lojas Renner (LREN3). Fonte: GuiaInvest.

A Empresa gera valor para os seus acionistas?

Um das formas de descobrir se uma ação é rentável é através do indicador Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE).

Este indicador tem como objetivo calcular a relação entre lucro líquido e patrimônio líquido da empresa.

O ROE anualizado da Lojas Renner alcançou 23,8% em setembro de 2020, evidenciando que para cada R$ 1,00 ela gerou R$ 0,23 de lucros nos últimos 12 meses. 

No gráfico abaixo podemos observar que nos últimos 3 anos, o ROE da Lojas Renner apresentou crescimento de 24,4% demonstrando que ela conseguiu gerar mais valor utilizando seus recursos.

Gráfico Histórico do ROE da Lojas Renner
Gráfico do ROE da Lojas Renner (LREN3). Fonte: GuiaInvest.

Após encontrar as respostas para esses 5 questionamentos, podemos concluir que a Lojas Renner apresenta ótimos fundamentos.

Vale lembrar, que esta é uma maneira mais breve de analisar uma empresa, para analisar uma empresa a fundo, é recomendável realizar uma análise fundamentalista.

Quer Investir em Boas Ações? Baixe Grátis o Relatório com as 3 Melhores Ações para Investir Hoje.

Investindo em Ações no Momento Certo

Investir em ações no momento certo te proporcionará uma maior segurança, e sucesso no mercado acionário.

Para identificar o momento certo para comprar uma ação é necessário seguir uma estratégia para identificar se há grandes chances de obter ótimos retornos.

Por este motivo a Análise Fundamentalista é essencial para descobrir o preço justo de uma ação e identificar as melhores oportunidades da bolsa.

Através da Análise Fundamentalista você saberá se a cotação atual de uma ação está abaixo do seu valor intrínseco, apresentando uma possível oportunidade de compra.

Para você encontrar as melhores oportunidades da bolsa de uma forma simples e prática, temos uma ferramenta que permite identificar as melhores ações com excelentes preços, o GuiaInvest PRO.

Nele você encontra o indicador GI Score Line System, um indicador fundamentalista utilizado para identificar as melhores ações da bolsa de valores.

Utilizando o GI Score Line System é possível saber se uma empresa está barata ou cara, utilizando o GI Line que calcula a probabilidade de ganho ou perda de uma ação.

O GI Line calculou uma probabilidade de ganho de 170,8% e uma probabilidade de perda de 12,1% para as ações da Lojas Renner.

Logo, as ações da Lojas Renner apresentam alto potencial de valorização sendo uma das grandes oportunidades da bolsa.

Gráfico GI Line da Lojas Renner
GI Line da Lojas Renner. Fonte: GuiaInvest.

Para aplicar todos esses filtros e fazer uma rápida análise fundamentalista, levei menos de 5 minutos com a ferramenta GuiaInvest PRO.

Você pode assinar a ferramenta com preço promocional e ainda receber gratuitamente o PDF “9 Melhores Small Caps” para você investir ainda hoje.

Como Investir nas Melhores Ações

Seguindo essas dicas você poderá começar a investir nas melhores ações da bolsa de valores de forma segura hoje mesmo, e obter bons rendimentos.

Mas antes de investir em ações, lembre-se de montar uma carteira de investimento de acordo seu perfil de investidor, e sempre fazer uma boa alocação de ativos.

A diversificação dos seus investimentos, e o investimento em ativos de acordo com seu perfil de investidor vai ser primordial para você alcançar o sucesso na bolsa de valores.

Siga essas dicas e se torne um investidor de sucesso na bolsa de valores.

Se você quer investir nas melhores ações e que estão sendo negociadas com desconto em relação ao seu preço justo, garanta a sua vaga na minha Carteira Ações para a Vida e receba o meu acompanhamento.

Mas se preferir investir por conta própria, baixe o checklist de 5 critérios para analisar uma ação, tenho certeza que vai lhe ajudar a tomar uma decisão mais assertiva.

Análise de Ações

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE