O que é Passivo Não Circulante

Passivo Não Circulante é um resultado que abrange todas as obrigações com terceiros, como dívidas e gastos, a serem realizadas no longo prazo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Entre os principais exemplos de Passivo Não Circulante, estão os empréstimos e os financiamentos feitos com instituições financeiras, que deverão ser pagos ao longo de vários anos.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Relação entre Passivo Circulante e Não Circulante

A principal diferença entre o Passivo Circulante e o Passivo Não Circulante é o prazo de vencimento da obrigação em questão.

Antes, cabe destacar que tanto o Passivo Circulante quanto o Passivo Não Circulante podem ser encontrados no lado direito do Balanço Patrimonial.

Todas as obrigações que deverão ser pagas em um determinado Exercício Social, período que pode ser identificado como curto prazo, são classificadas como Passivo Circulante.

Entre as principais obrigações de curto prazo, estão os salários de funcionários, impostos (como IPTU e IPVA) e aluguéis.

Por outro lado, as obrigações que devem ser liquidadas em um prazo superior ao Exercício Social, que pode ser identificado como longo prazo, são classificadas como Passivo Não Circulante.

Um exemplo de obrigação de longo prazo são os empréstimos tomados de instituições financeiras. 

Se o pagamento desse empréstimo for parcelado para ser liquidado ao longo de vários anos e, portanto, abrangendo mais de um Exercício, implica que essa obrigação será liquidada a longo prazo.

O que é Exercício Social

O Passivo Não Circulante abrange todas as obrigações cujo prazo de vencimento deverá ocorrer após o fim de um determinado Exercício Social.

O Exercício Social é o período no qual empresas deverão elaborar as demonstrações financeiras (contábeis), como o Balanço Patrimonial.

No geral, esse período dura 12 meses (um ano) e a data de término é fixada no Estatuto Social, conforme a Lei 6.404/76

Cabe destacar que muitas empresas indicam esse período de acordo com o ano civil, de 01 de janeiro a 31 de dezembro. 

Todas as obrigações cujo prazo de vencimento será realizado no período de um ano (curto prazo) são classificadas como Passivo Circulante. 

Caso contrário, se o prazo de vencimento for maior (longo prazo), as obrigações são classificadas como Passivo Não Circulante.

O Exercício Social geralmente funciona como fundamentos de uma determinada empresa. Isso também é conhecido como Análise Fundamentalista

Esse tipo de análise é muito utilizada por investidores, a fim de identificar os principais indicadores, geração de dividendos e outras oportunidades.

Relação entre Passivo Exigível e Passivo Não Circulante

Cabe destacar que Passivo Exigível e Passivo Não Circulante são dois conceitos distintos.

Primeiro, o Passivo Total está dividido em dois subgrupos: Passivo Exigível e Patrimônio Líquido. 

O Passivo Exigível abrange todas as obrigações com terceiros que deverão ser quitadas dentro de um determinado período, ou seja, a exigência pode ser feita a curto prazo ou longo prazo

Em outras palavras, essa conta pode ser um pode ser tanto Passivo Circulante quanto Passivo Não Circulante.

Portanto, se uma determinada obrigação deve ser liquidada no longo prazo, então pode ser classificada como Exigível a Longo Prazo

Nesse caso, a obrigação também poderá ser classificada como Passivo Não Circulante.

Exemplos de Passivo Não Circulante

O Passivo Não Circulante abrange todas as obrigações cujo prazo de vencimento é superior ao Exercício Social de uma determinada empresa.

Considerando esse prazo, entre as principais contas classificadas como Passivo Não Circulantes temos:

  • Empréstimos e financiamentos, feitos com instituições financeiras;
  • Pagamentos de debêntures;
  • Pagamento de fornecedores;
  • Provisões.

Nota-se que as provisões contábeis representam a estimativa de valor a ser desembolsado com perdas no ativo ou exigibilidades.

Entre os exemplos de exigibilidade, estão as contingências trabalhistas, o Imposto de Renda (IR) diferido e processos judiciais.