GLOSSARIO
Paridade do Poder de Compra - PPC
O que é Paridade do Poder de Compra - PPC. Entenda melhor o conceito de PPC e descubra sua importância!
O que é Paridade do Poder de Compra - PPC
Paridade do Poder de Compra (PPC) é um indicador utilizado para comparar o poder de compra das moedas de diversos países.
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Em outras palavras, o indicador mede o quanto uma determinada moeda pode comprar, uma vez que bens e serviços têm preços diferentes de um país para outro.
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Teoria da Paridade do Poder de Compra
A teoria da Teoria da Paridade do Poder de Compra (PPC) foi originalmente formulada pelo economista sueco Gustav Cassel no início do século XX.
Segundo Cassel, a taxa de câmbio de câmbio de um país tende a se desvalorizar na mesma proporção em que o nível de preços aumenta.
A PPC mede o quanto uma determinada moeda pode comprar em termos internacionais (no geral, em Dólar), pois bens e serviços podem ter diferentes preços de um país para outro.
Além disso, de acordo com a teoria da PPC, existe uma taxa de câmbio de equilíbrio para cada país.
Nesse caso, considerando dois países diferentes, as duas moedas estarão em equilíbrio quando um conjunto de bens e serviços tem o mesmo valor em ambos os países.
O princípio que envolve essa paridade é conhecido como Lei do Preço Único, em que o preço de produtos idênticos deve ser o mesmo, considerando a hipótese de livre comércio entre esses países.
Se os preços forem diferentes, sem considerar os custos associados, esses poderiam convergir por meio da arbitragem.
Considerando a Lei da Oferta e da Procura, se o preço de um produto X em um determinado país A é maior do que o preço no país B, então a procura se deslocaria para o país B (menor preço).
Esse deslocamento de procura persiste até que os preços do produto X voltasse a ser o mesmo nos dois países.
No longo prazo, a taxa de câmbio real deve refletir os preços relativos de duas moedas, com base na Lei do Preço Único.
Como interpretar a Paridade do Poder de Compra
A Paridade do Poder de Compra (PPC) pode ser analisada utilizando principalmente preço de bens e serviços.
Porém, a análise da PPC também pode ser analisada a partir de outros indicadores, como:
- Índice de preços, calculados para medir a inflação (no Brasil, temos o IPCA);
- Renda per capita;
- Produto Interno Bruto (PIB).
Algumas instituições internacionais, como o Banco Mundial, utilizam a PPC para comparar a produtividade e o crescimento de diferentes economias.
A paridade é importante para corrigir o cálculo do PIB, tornando mais realista a análise da capacidade econômica de um país.
O motivo é que o PPC oferece um cálculo mais aproximado, pois considera as diferenças entre os rendimentos e o custo de vida entre países.
Dessa forma, elimina as possíveis disparidades que a taxa de câmbio pode apresentar no PIB de um país.
Como é calculada a Paridade do Poder de Compra
A Paridade do Poder de Compra (PPC) pode ser calculada a partir do preço de uma determinada cesta de bens e da taxa de câmbio nominal.
Dessa forma, a PPC é obtida pela razão entre os preços de uma determinada cesta de bens de dois países diferentes, multiplicado pela taxa de câmbio nominal.
PPC = e (P1/ P2), onde:
- e = taxa de câmbio nominal;
- P1 = preço da cesta no país A;
- P2 = preço da cesta no país B.
Para exemplificar, suponha que a cesta de bens é composta apenas pelo produto X, que custa US$ 1 (um Dólar) nos Estados Unidos e R$ 5,00 (cinco Reais) no Brasil.
Supondo que a cotação do Dólar hoje seja igual a R$ 5,00 e substituindo os valores do exemplo, obtemos:
- e = R$ 5,00 para US$ 1 = 5
- P1 = R$ 1,00 (preço do produto nos Estados Unidos) = 5
- P2 = R$ 5,00 (preço do produto no Brasil) = 1
Dessa forma, temos que:
PPC = e (P1/P2)
PPC = 5. (1/5)
PPC = 1
Assim, a PPC é igual a um. Isso significa que o poder de compra dos dois países é equiparado ou equilibrado.
Se o resultado fosse menor do que um, o poder de compra no Brasil seria maior, ou seja, obtemos mais do produto X em nosso país com a mesma quantidade de moeda.
Caso contrário, se fosse maior que um, significa que o poder de compra seria maior nos Estados Unidos.