O que é Pareto Eficiente

Pareto Eficiente corresponde à alocação de recursos mais eficiente possível. Esse conceito também é conhecido como ou Eficiência de Pareto ou Ótimo de Pareto.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Qualquer tentativa de realocação desses recursos, a fim de melhorar a situação de um indivíduo, irá piorar as condições do outro.

Além da aplicação em economia, o conceito também é utilizado em engenharia, na informática e nas ciências sociais.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Origem do conceito Pareto Eficiente

O conceito Pareto Eficiente foi desenvolvido no século XIX pelo sociólogo e economista italiano Vilfredo Pareto.

Seu objetivo era indicar o ponto no qual para favorecer um indivíduo, obrigatoriamente o outro seria prejudicado.

Nota-se que o Pareto Eficiente pressupõe um mercado em competição perfeita, onde os recursos estão alocados da forma mais eficiente possível.

Em termos econômicos, todos os indivíduos teriam o maior excedente possível. Em outras palavras, esses indivíduos estariam vivendo da melhor forma possível.

Assim, qualquer tentativa de alterar esse equilíbrio para beneficiar um indivíduo implicaria que os demais poderiam perder seu excedente, ou seja, alguém seria beneficiado a partir do prejuízo dos demais.

Cabe ressaltar que o conceito não implica necessariamente em equidade ou igualdade, ou seja, não garante que um dos indivíduos não concentre mais benefícios ou vantagens que os outros.

Por exemplo, pode haver concentração de renda ou recursos em um único indivíduo em Pareto Eficiente.

Pareto Eficiente em Economia

Em microeconomia, o Pareto Eficiente corresponde a uma situação econômica na qual não é possível melhorar a utilidade ou o bem estar de um indivíduo sem prejudicar o outro.

Para isso, deve satisfazer três condições de eficiência:

  • Trocas
  • Produção;
  • Mix de produtos.

Nota-se que o conceito de eficiência pode ser entendido como a impossibilidade de melhorar a situação de um agente econômico sem impor custos sobre os demais.

A eficiência nas trocas ocorre quando a produção é distribuída de forma eficiente, ou seja, não há a necessidade de ocorrer mais trocas.

Nesse caso, a taxa marginal de substituição (TMS) é a mesma para todos os agentes econômicos. Essa taxa mede o quanto um agente está disposto a substituir um bem por outro.

Por sua vez, a eficiência na produção ocorre quando não é possível produzir mais de um determinado bem sem reduzir a produção dos outros, também conhecido como curva de possibilidade de produção (CPP).

A eficiência no mix de produtos ocorre quando os bens produzidos refletem as preferências dos agentes. Assim, a taxa marginal de substituição (TMS) deve ser igual à taxa marginal de transformação (TMT).

A taxa marginal de transformação (TMT) corresponde ao custo de oportunidade de um determinado bem medido em termos do outro, sendo medido a partir da inclinação da curva de indiferença.

Em outras palavras, a TMT mede a quantidade de um bem que o consumidor está disposto a desistir para obter maior de outro.

A curva de indiferença representa todas as combinações de cestas (conjunto de bens) que proporcionam o mesmo nível de satisfação (utilidade) para um indivíduo.

No que se refere aos excedentes, existem dois tipos:

  • Consumidor;
  • Produtor.

O excedente do consumidor corresponde à diferença entre o valor que o agente econômico está disposto a pagar por um bem de acordo com suas preferências e o valor que ele pagaria de fato no mercado.

Já o excedente do produtor corresponde à diferença entre o valor recebido da venda e o custo para produzir determinado bem.

Teoricamente, se um determinado mercado chegou em Pareto Eficiente, significa que o excedente total, isto é, a soma dos dois excedentes (consumidor e produtor) é o maior possível. 

Nesse caso, qualquer realocação de recursos poderia beneficiar um determinado agente econômico, mas isso implicaria em prejuízo para os outros.

Princípio de Pareto e Investimentos

O Princípio de Pareto, também conhecido como Regra 80/20, trata-se de uma relação de causa e efeito, utilizada na vida pessoal, negócios e outras áreas.

Em outras palavras, esse princípio indica que 80% dos resultados (efeito) são provenientes de 20% dos esforços (causa).

Isso vale para investimentos também: no geral, 20% de uma carteira trará 80% de todo o retorno. 

Entre os motivos, estão a dificuldade de identificar quais são os investimentos que trarão mais retorno e alguns investimentos podem sofrer mais do que outros em momentos de crise.

Dessa forma, é fundamental que o investidor proteja sua carteira diversificando, tendo em vista uma alocação de ativos que minimize riscos e potencialize resultados.Antes, o primeiro passo para realizar investimentos seguindo o Princípio de Pareto é identificar o perfil e os objetivos do investidor.