A pandemia do novo coronavírus pode ter causado quedas históricas na economia mundial, mas foi com ela que as Bolsas de Valores também registraram recordes de investidores.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Com a crise econômica gerando altos níveis de desemprego em diversos países, associado à queda da taxa selic, aqueles que buscam independência financeira recorrem à renda variável

Seguindo o mesmo movimento que levou 900 mil novos investidores à bolsa de valores (B3), o site CNBC revelou como isso tem ocorrido nos Estados Unidos, onde quem lidera a onda são os jovens millennials.

Então, você está pronto para entender como esses novos investidores têm movimentado o mercado financeiro?

Leia até o final e descubra a como também aproveitar este período e começar a investir do zero.

Quer Melhorar suas Finanças Pessoais? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita

Bolsa bate recorde de investidores

Assim como no Brasil, com o número inédito de investidores na B3, atualmente são 3 milhões de investidores, outros países também registram marcas históricas.

Nos Estados Unidos, o aplicativo da corretora de investimento Robinhood viu depósitos “recordes” no primeiro trimestre de 2020, com as negociações diárias crescendo 300% em comparação com o final de 2019.

Em outros lugares, eToro e Raging Bull Trading viram a demanda aumentar 220% e 158%, respectivamente, no mesmo período.

Ainda  março, quando os impactos financeiros da pandemia apareceram, a plataforma Wealthsimple Trade registrou aumento de 54% em novos usuários e um aumento de 43% no total de negociações.

Até abril, o site de negociações recebeu em média 7 mil novos usuários por semana.

Muitos desses novos usuários são jovens ou simplesmente investidores iniciantes.

Mais da metade (55%) dos novos usuários do Wealthsimple têm até 34 anos.

Isso não é surpreendente quando vemos outros dados.

Segundo o fundador da Raging Bull Trading, Jeff Bishop, muitos millennials estão agora em busca de novas oportunidades financeiras para ganhar algum dinheiro extra ou recuperar perdas anteriores.

“Muitas pessoas estão em casa e têm mais tempo disponível para investir melhor, porém, por outro lado, muitos perderam seus empregos e estão em busca de novas oportunidades ”, disse Bishop à CNBC Make It.

“Os investidores mais jovens estão procurando maneiras de recuperar seu dinheiro”, continuou ele. 

“Eles estão realmente interessados ​​em investir em ações com desconto de boas empresas”.

Como investir em ações

A inovação das plataformas de investimento online tornou o processo de investir em ações muito simples e rápido.

Mas alguns especialistas alertam que isso pode ser um negócio arriscado.

Geralmente, os consultores financeiros recomendam a opção por carteiras de ações diversificadas.

Uma alternativa para os investidores iniciantes são os fundos de índices, os ETFs, que replicam a composição de índices, sendo uma forma barata, fácil e rápida de investir em ações na bolsa de valores.

“Os investidores devem sempre considerar o equilíbrio de seus investimentos entre diferentes regiões, setores e classes de ativos”, observa Joel Carpenter, diretor de marketing da St James’s Place Wealth Management.

No entanto, com a magnitude da atual crise alguns consultores têm sugerido que agora pode ser um bom momento para investir em empresas que se fortaleceram durante crise.

“Normalmente, quando você vê uma queda na bolsa de valores, o retorno esperado das ações aumenta”, disse Ben Reeves, diretor de investimentos da Wealthsimple.

“Estamos vendo oscilações dramáticas nos preços de algumas das ações populares, e os investidores estão tentando lucrar com isso”.

Em particular, os investidores estão interessados ​​em ações que estão prosperando no novo ambiente, como aquelas que eles acreditam ter sido “sobrevendidas”, como ações de turismo, companhias aéreas e bancos.

As empresas mais negociadas em Robinhood, Raging Bull Trading, eToro e Wealthsimple no mês passado incluíram: 

Jim Cramer, especialista em investimentos da CNBC, descreveu a lista como “não perfeita, mas muito boa para especulação”.

No Brasil muitas ações ainda acumulam uma queda de mais de 70%, diferente dos EUA onde a maioria das empresas já se recuperaram da crise, revelando boas oportunidades para os investidores.

Mas o processo de começar a investir em ações deve ser feito com cautela, entender bem o risco envolvido, o prazo do investimento e escolher empresas mais defensivas nesse momento.

Se você ainda é um iniciante nesse mercado, sugiro que assista a minha última palestra online, que mostra o melhor método para o pequeno investidor.

Melhor Ação de Dividendos: Receba Renda Extra de Dividendos

Como começar a investir na bolsa

No entanto, escolher as melhores ações para investir hoje não é uma tarefa fácil.

“Especialmente agora, o mercado está muito volátil, você pode cometer muitos erros”, observou o investidor Kyle Dennis.

Um dos fatores mais importantes, tanto para quem já investe ou para quem busca rentabilizar seu patrimônio, é conhecer o seu Perfil de Investidor, com ele você saberá onde investir sem correr riscos desnecessários.

Qualquer pessoa que esteja buscando investir em ações pela primeira vez deve fazê-lo apenas depois de montar uma reserva de emergência.

E mesmo assim, as ações individuais devem representar uma pequena parte de uma estratégia geral de investimento.

Mas, com um pequeno pote de renda disponível para investimentos, pode ser uma boa oportunidade para aprender a longo prazo.

“As pessoas deveriam tentar estabelecer uma quantia que desejam investir a cada mês. Encontre uma maneira de fazer isso e estabelecer uma rotina”, disse ele.

Para ajudar você a saber como começar a investir em ações durante este período, baixe aqui uma cópia gratuita do livro digital "Como Começar a Investir do Zero" e comece sua jornada rumo à independência financeira.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.