Os bancos Pan (BPAN4) e Inter (BIDI11) possuem as piores ouvidorias entre as dez instituições financeiras de maior porte no País, indicou hoje o "Ranking de Qualidade de Ouvidorias", divulgado pelo Banco Central.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em uma escalada de zero a cinco, o índice do Pan foi de 1,35 no primeiro trimestre de 2021, enquanto o do Inter foi de 2,68. Quanto menor o índice, pior a ouvidoria.

O índice é formado a partir das reclamações registradas pelos cidadãos nos canais de atendimento do Banco Central.

São considerados aspectos como o prazo de resposta dos bancos às reclamações e a qualidade da resposta.

Além disso, o indicador leva em conta a iniciativa dos bancos em aderir a plataformas públicas de resolução de conflitos com os clientes.

Recentemente, o BC anunciou mudanças no ranking, que passou a ter um número mínimo de demandas de 30.

Para uma instituição ter a sua ouvidoria avaliada, é necessário que, no trimestre de referência, sejam pelo menos 30 reclamações analisadas e 30 respostas oferecidas.

Outra alteração ocorre na bonificação que as instituições recebem no ranking pela adesão à plataforma Consumidor.gov.br.

O bônus, antes de 0,5 ponto, foi reduzido para 0,1. A ferramenta de resolução de conflitos é operada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

Entre as dez maiores instituições do País, o Pan apresentou prazo médio de respostas de 9,48 dias úteis, sendo que houve 64 reclamações sobre a qualidade da resposta e 7 reclamações sobre a própria ouvidoria.

No caso do Inter, foram 6,31 dias úteis para resposta e 36 reclamações contra a qualidade da resposta. Houve ainda 2 reclamações contra a ouvidoria. A terceira pior ouvidoria, conforme o ranking, é do Bradesco (BBDC4), com índice de 2,71.

Na lista com dez instituições, o Banco do Nordeste aparece com a melhor classificação para ouvidorias, com índice de 4,96.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Instituições menores Entre as demais instituições avaliadas, a pior ouvidoria é a da Portocred AS - Crédito, Financiamento e Investimento, com índice de 1,19. Na sequência aparecem Digimais (1,21) e Industrial do Brasil (1,65).

Resultado do Banco Pan no Quarto Trimestre de 2020

O resultado do Banco Pan (BPAN4) no quarto trimestre de 2020 (4t20), divulgado no dia 08 de fevereiro, apresentou um lucro líquido de R$ 171 milhões, apresentando crescimento de 2,0% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Índice de Basiléia do Banco Pan em dezembro de 2020, totalizou 15,9%, apresentando redução de 0,6 ponto percentual na comparação com setembro de 2020.

As ações da Banco Pan (BPAN4) acumulam alta de 11,62% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 240,82% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo.