O Banco Central informou na última quarta-feira, 15, que o banco PAN (BPAN4) terminou o segundo trimestre de 2020 na liderança do ranking de reclamações contra instituições financeiras.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O banco registrou índice de 158,89. Em segundo lugar aparece o BMG (BMGB4) (99,80) e, em terceiro, o Inter (BIDI11) (97,92). Nesta lista, estão os bancos e as financeiras com mais de 4 milhões de clientes.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

O índice de reclamações é calculado com base no número de reclamações consideradas procedentes, dividido pelo número de clientes da instituição, multiplicado por 1.000.000. Na prática, quanto maior o índice, pior a classificação da instituição. O ranking é trimestral.

Na lista, o Santander (SANB11) aparece como a quarta instituição mais reclamada (índice de 41,35). Na sequência estão Caixa (26,45), Bradesco (BBDC4) (24,35), Banco do Brasil (BBAS3) (22,76), Itaú (ITUB4) (21,09), Banrisul (BSRS6) (19,83), Banco CSF (16,59), OMNI (12,07%), Realize (3,55), Votorantim (3,47%), Midway (3,13), Banco do Nordeste (0,86), Nubank (0,18) e Sicredi (0,00). 

Instituições menores 

Entre os bancos e financeiras com menos de 4 milhões de clientes - que formam um ranking à parte -, a liderança é da Facta Financeira, com índice de reclamações de 559,96 no segundo trimestre de 2020.

Em seguida aparecem Banco Digimais (340,24), Safra (281,78), BNP Paribas (268,59) e Industrial do Brasil (235,59), entre outros. A lista completa tem 22 instituições.

Entre as reclamações mais frequentes estão irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações de serviços relacionados a cartões de crédito.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo.