O que é P/L

P/L (preço sobre lucro) é um indicador que avalia a relação entre o preço e o lucro de uma determinada ação.

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Em outras palavras, é a razão entre o valor de mercado de uma ação com o lucro apresentado ou projetado de uma empresa.

Esse indicador é importante pois revela o quanto os investidores estão dispostos a pagar pela ação em relação ao lucro que ela oferece.

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Como calcular P/L

Para calcular o P/L de uma ação, é necessário dividir o preço da ação (P) pelo lucro por ação (LPA).

O LPA representa o lucro líquido de uma empresa em determinado momento, dividido pelo total de ações emitidas na Bolsa de Valores.

Para exemplificar, suponha uma empresa X que tenha suas ações cotadas a R$ 15 e que o lucro anual obtido com cada ação seja igual a R$ 5.

  • P/L = P ÷ LPA 
  • P ÷ LPA = R$ 15  ÷ R$ 5 
  • P/L = 3

Dessa forma, o indicador P/L da empresa X é igual a 3. Isso significa que o preço da ação é três vezes maior do que o lucro anual por ação.

Em outras palavras, significa que são necessários três anos para o retorno do investimento ser realizado.

Entretanto, cabe ressaltar que não se trata de uma informação definitiva. Os lucros da empresa não necessariamente podem ser repassados para os acionistas.

Portanto, é importante conhecer a política de distribuição de dividendos da empresa e verificar os cenários que o setor e a própria empresa podem enfrentar.

Como analisar P/L

O indicador P/L aponta a capacidade de uma empresa gerar valor para o acionista. Por esta razão, é um dos principais indicadores utilizados por investidores.

Um indicador P/L maior sugere expectativas de crescimento de caixa e de lucro no médio e longo prazo. Em outras palavras, o mercado tem maior disposição a pagar por seus lucros da empresa.

Nota-se que o P/L mais alto também pode indicar que o preço de uma determinada ação está acima de seu preço justo, ou seja, o valor da empresa está sendo superestimado pelo mercado.

Por outro lado, se o P/L for baixo, pode indicar que o desempenho da empresa foi ou pode ser ruim, pressionando para baixo as expectativas de lucro.

Esse resultado também pode indicar que o mercado está subestimando o valor da empresa, sendo uma ótima oportunidade de investimento

Por exemplo, se a empresa X é promissora e tem um indicador P/L abaixo do benchmark (Ibovespa), é possível que seja uma boa oportunidade para o investidor.

Cabe ressaltar que a análise de uma empresa não deve ser limitada a um indicador apenas. É necessário interpretá-lo em conjunto com outros indicadores e conhecer as condições de mercado e setorial. 

Outro ponto importante é analisar o indicador P/L a partir do lucro projetado, e não do resultado histórico. 

O resultado que a empresa apresentou no exercício anterior muitas vezes pode não se repetir, então é importante considerar o quanto os investidores estão dispostos a pagar por resultados projetados.

Por que usar P/L na análise 

O indicador P/L traz diversas vantagens na análise de desempenho ou expectativa de desempenho de uma determinada empresa.

A principal vantagem é que esse indicador pode ser utilizado para avaliar se o preço de uma determinada ação está caro ou barato.

Outro ponto positivo é a facilidade de trazer uma visão geral dos resultados, indicando se há perspectivas de crescimento para a empresa, o que é interessante para um investimento de longo prazo.

Além disso, o investidor pode fazer uma análise comparativa com empresas do mesmo setor para identificar quais são as empresas mais alinhadas aos seus objetivos e perfil.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que é P/L, consulte o artigo completo sobre P/L.