O que é P/EBIT

P/EBIT é um indicador que demonstra a capacidade de uma empresa gerar lucro com suas próprias atividades, relacionando com o preço de suas ações.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O termo EBIT vem do inglês “earning before interest and taxes" e pode ser entendido como o lucro antes de juros e impostos.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como calcular P/EBIT 

O indicador P/EBIT corresponde à razão entre o preço da ação (P) com o EBIT de uma determinada empresa.

O primeiro passo para calcular o indicador é encontrar o EBIT, a partir da diferença entre receita líquida e despesas operacionais.

Esses resultados podem ser encontrados no Demonstrativo do Resultado Financeiro (DRE) divulgado pela empresa.

Por sua vez, para relacionar com o preço da ação (P) é preciso dividir o resultado EBIT pelo total de emissões feitas no mercado pela empresa.

Para exemplificar, suponha que a empresa X tem um EBIT de R$ 300 milhões, 10 milhões de ações emitidas e que cada ação é negociada por R$ 15.

  • EBIT sobre o número de ações = 300/10
  • P/EBIT = 15/30
  • P/EBIT = 0,5

Assim, o indicador P/EBIT da empresa X é igual a 0,5. Esse resultado pode indicar que o preço da ação está subvalorizado e, portanto, que é uma boa oportunidade de investimento.

Como analisar P/EBIT 

O indicador `P/EBIT é um dos principais indicadores usados na análise fundamentalista, pois define se a compra é ou não vantajosa para o investidor.

Além disso, esse indicador pode evitar as distorções que acontecem sobre o lucro de uma determinada empresa.

Como o EBIT tem uma relação direta com a receita obtida com as próprias atividades realizadas pela empresa, o indicador P/EBIT pode fornecer um melhor embasamento para a análise.

Quando o resultado é menor do que o negociado, é possível que o preço da ação esteja barato se comparado ao lucro gerado pela empresa. Isso pode indicar uma boa oportunidade de investimento.

Cabe ressaltar que o indicador P/EBIT deve ser analisado entre empresas do mesmo setor, de acordo com a dinâmica de mercado, e em conjunto com outros indicadores da própria empresa.

É importante ter cautela ao utilizá-lo, pois esse indicador é embasado nos exercícios anteriores, representando um recorte histórico. Isso pode gerar distorções sobre o atual momento ou perspectivas para a empresa.

Diferenças entre P/EBIT e P/EBITDA

É importante destacar que o EBIT e o EBITDA são dois conceitos distintos. Assim, os indicadores são diferentes.

O termo EBITDA vem do inglês “earnings before interest, taxes, depreciation and amortization” e corresponde ao lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização. 

No geral, o EBITDA está associado a uma análise de fluxo de caixa de uma empresa. 

Nota-se que a amortização e a depreciação são lançadas como gastos nos relatórios contábeis, sem haver efetivamente um desembolso monetário.

Dessa forma, ambos são ajustados no valor dos ativos da empresa, servindo para contabilizar a perda de bens e direitos no longo prazo.

Por sua vez, o indicador P/EBIT é interessante para analisar o preço da ação em relação ao lucro que a empresa gera com seu próprio negócio, desconsiderando os lucros oriundos de outras atividades.

Importância do P/EBIT na análise

Apesar de diversos indicadores serem utilizados para identificar se uma ação está ou não barata, o indicador P/EBIT mostra qual é a lucratividade da principal atividade da empresa.

Por exemplo, a empresa pode ter um resultado positivo com atividades que não estão ligadas ao seu modelo de negócio, como a realização de venda de ativos.

Assim, esse indicador fornece uma visão mais clara dos ganhos da empresa, uma vez que considera o lucro operacional gerado por ela, excluindo do cálculo os lucros oriundos de outras atividades.