O que é Overweight

Overweight é uma expressão usada para indicar quando uma ação pode ter um desempenho maior do que o índice de referência.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

O termo pode ser traduzido do inglês como “acima do peso”, mas no mercado financeiro é uma expressão positiva que indica quando uma determinada ação está barata.

Caso contrário, se a expectativa é de desempenho abaixo do índice, a expressão utilizada é Underweight, que pode ser entendida como “abaixo do peso”.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

O que é Recomendação Overweight

O termo Overweight é encontrado especialmente em relatórios de instituições do segmento financeiro, que oferecem suporte para o investidor.

Esse suporte também é conhecido como recomendações, que podem ser para comprar (buy), vender (sell) ou manter (hold) um determinado ativo.

Nos relatórios, as expressões de recomendação podem ser divididas em dois grupos:

  • Absolutas;
  • Relativas.

As recomendações absolutas são feitas com base no próprio ativo em análise. Em outras palavras, o analista toma como base o desempenho de mercado e o potencial de valorização (ou desvalorização) do ativo.

No geral, quando a análise for positiva é indicado comprá-la. Caso contrário, se a análise for negativa, é indicado vendê-la.

Por sua vez, as recomendações relativas apresentam um parâmetro de comparação. Por exemplo, se o relatório é sobre ações, o índice de referência ou benchmark pode ser o Ibovespa.

O termo Overweight se enquadra nessa recomendação. Por exemplo, se um ativo tem potencial de ter um desempenho superior ao seu benchmark, ele está Overweight.

Além do Ibovespa, os principais benchmarks financeiros adotados pelos investidores são:

  • Certificado de Depósito Interbancário ou CDI;
  • Índice de Preços ao Consumidor Amplo ou IPCA;
  • Índice de Fundos Imobiliários ou IFIX;
  • Dow Jones;
  • S&P500;
  • Nasdaq.

Em outras palavras, os benchmarks são úteis para comparar os investimentos com alguma métrica do mercado, mostrando se um determinado investimento é bom ou não.

Cabe ressaltar que em momentos de crise, o benchmark pode performar mal. Assim, se o ativo em questão não se desvalorizar ou até desvalorizar menos do que ele, pode ser classificado como Overweight.

Por outro lado, se o ativo tiver uma performance abaixo do esperado relativo ao seu índice de referência, ela pode ser classificada como Underweight.

Nesse caso, os investidores devem ter cautela pois pode indicar que o ativo traz rendimentos abaixo do esperado ou possíveis prejuízos.

Quando ocorre Overweight 

Overweight pode ocorrer sempre que ação tiver potencial de desempenho maior do que seu índice de referência.

Uma determinada ação pode ser classificada como Overweight nos relatórios por diversas razões:

  • Ação subvalorizada em processo de valorização;
  • Maior transparência na prestação de contas;
  • Melhora recente na gestão; 
  • Resultados melhores do que o esperado com vendas ou lucros.

Há diversas formas de identificar esses eventos e determinar se o ativo é Overweight. Entre as principais metodologias de análise do mercado, estão a análise fundamentalista e a análise técnica.

A análise técnica considera gráficos e variações do mercado, com o objetivo de identificar tendências para determinar se a ação está subvalorizada ou não em relação ao índice de referência, por exemplo.

Por sua vez, a análise fundamentalista considera diversos indicadores de desempenho da empresa, tendo perspectiva de investir a médio e longo prazo.

Termos semelhantes a Overweight

Além do termo Overweight, é encontrado outros termos semelhantes nas carteiras recomendadas por analistas.

  • Outperform (desempenho acima do índice);
  • Buy (Compra);
  • Top pick (Forte compra).

Diversos investidores pessoas físicas costumam considerar as recomendações trazidas nos relatórios, a fim de tomar decisões com base em opiniões de investidores mais experientes.

Contudo, cabe ressaltar que essas recomendações servem apenas como orientação na análise. Todo investidor é responsável pela tomada de decisão, de acordo com suas estratégias e objetivos.