O que é Overtrading

Overtrading (superexpansão) corresponde à expansão dos negócios sem um aumento proporcional da capacidade financeira de uma determinada empresa.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

Um exemplo é a expansão excessiva das vendas enquanto o Patrimônio Líquido não cresce ou cresce em um percentual inferior.

É fundamental que os gestores evitem essa situação de desequilíbrio operacional, uma vez que pode levar empresas à falência se não for corrigido.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

O que causa Overtrading

Overtrading pode ocorrer quando uma empresa vende muito e utiliza margens inadequadas, incapazes para gerar lucro e sustentar um negócio.

No geral, a principal causa do Overtrading é a ambição do empresário, que visa manter um patamar de crescimento incompatível com a realidade econômica-financeira da empresa.

Diante de uma situação de dificuldade financeira, alguns empresários podem apostar em uma estratégia para impulsionar as vendas, como: 

  • Promoções; 
  • Descontos; 
  • Excesso de vendas a prazo.

Entretanto, se a estrutura de capital de giro não suportar esse aumento das vendas, a empresa pode se tornar insolvente.

Além da formação inadequada do preço de venda, também pode ocorrer Overtrading por outros motivos:

  • Desequilíbrios no ciclo operacional;
  • Excesso de investimentos em ativos imobilizados;
  • Empréstimos desordenados e mal estruturados;
  • Excesso de estoques.

Há também alguns fatores externos, isto é, que fogem do controle dos gestores, e que podem dar início ao desequilíbrio. Entre eles, a inflação e o aumento de impostos.

Como identificar Overtrading

Overtrading pode ser identificado a partir de indícios de desequilíbrio econômico-financeiro de uma empresa.

Isso pode ser verificado através de uma análise do Balanço Patrimonial (BP) e da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), verificando o comportamento histórico de determinados indicadores.

Por exemplo, uma menor rotação de estoques e o excesso de contas a receber não sincronizadas com os prazos de pagamento são sinais de alerta.

Também pode ser feita uma análise comparativa com empresas do mesmo setor, para haver uma maior compreensão da realidade da empresa e suas perspectivas.

Consequências do Overtrading

Overtrading pode gerar diversos problemas para a empresa. Se não for corrigido rapidamente, a empresa não poderá continuar suas atividades e pode ir à falência.

Entre as principais consequências iniciais, estão a perda de capacidade de pagamento, tanto com fornecedores quanto o salário de seus funcionários, interrompendo as atividades realizadas pela empresa.

Também pode acontecer problemas na compra de produtos para revenda. Por não conseguir um bom desconto ao quitar a mercadoria à vista, pode haver uma elevação de seu custo operacional.

Outro problema que pode ocorrer é a perda de grandes oportunidades em função da tecnologia, uma vez que é necessário adquirir novos equipamentos e tecnologias para sua modernização.

Dessa forma, sem dinheiro para realizar melhorias, a empresa poderá ficar desatualizada, perder mercado e ter uma queda na demanda.

Por fim, a consequência mais grave da persistência do Overtrading é a falência da empresa.

Como evitar Overtrading

Para evitar Overtrading, é fundamental conhecer a estrutura da empresa e estabelecer um bom planejamento econômico-financeiro.

Primeiro, é preciso conhecer a estrutura de gastos da empresa, os principais índices de liquidez e o conceito de margem de contribuição antes de estabelecer o preço de venda do produto ou serviço.

Se o produto que a empresa vende é pouco diferenciado no mercado e existe concorrência, é importante apostar em um mix de vendas, inserindo um novo produto com uma margem mais alta.

É importante contar com uma boa equipe de gestão, que seja capaz de identificar a realidade econômico-financeira da empresa, a fim de verificar a viabilidade de expansão da capacidade produtiva.

Assim, orientada por bons profissionais, a empresa poderá se expandir com uma estratégia de crescimento compatível com sua realidade, mitigando ou até mesmo evitando os problemas gerados pelo Overtrading.