O que é Overhead

Overhead é todo o tipo de custo indireto que uma empresa efetua para a manutenção das suas atividades no mercado, ainda que não sejam diretamente ligados à atividade-fim da empresa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Dito de outra forma, Overhead são os custos que, embora não se relacionem de forma direta com a fabricação do produto ou a prestação de um serviço, são necessários para o funcionamento da organização.

Esse termo faz referência aos gastos e custos operacionais de uma empresa, influenciando em grande medida o preço da mercadoria ou do serviço, bem como de toda a gestão de recursos da empresa.

A tradução literal do termo em português seria “despesas gerais”, mas na administração e gestão de recursos é mais comum encontrar esse termo como custos indiretos ou overhead cost.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona Overhead 

É muito comum que empresários, investidores e contadores vejam os custos como sinônimo de despesas, contudo, esse é um erro que pode influenciar negativamente o desenvolvimento de relatórios de gestão.

As despesas são os gastos efetuados pelo setor administrativo da empresa, englobando tanto a área financeira, passando pela área comercial, quanto o marketing e a divulgação da empresa.

Em síntese, as despesas são os bens e serviços que não estão vinculados de maneira direta com a produção da mercadoria ou com a prestação de serviços, como contas de tarifa básica, aluguel, alimentação e comissões.

Os custos, por outro lado, se relacionam de maneira um pouco mais próxima à execução da atividade-fim da empresa, seja produção, venda ou prestação de serviços.

Por exemplo, matérias-primas, insumos, mão de obra, embalagens, ferramentas e equipamentos, manutenção, supervisão e outros.

Dentro da categoria custos, podemos distinguir duas modalidades: os custos diretos e os custos indiretos.

Os custos diretos se referem àqueles que podem ser materializados em alguma mercadoria ou serviço, sendo facilmente identificáveis e categorizados, como materiais aplicados diretamente na confecção de certa mercadoria.

Já os custos indiretos não podem ser individualizados em mercadorias ou serviços, sendo mais difíceis de serem elencados, como materiais indiretos utilizados como meio para confecção, por exemplo.

Tipos de Overhead

Dentro da categoria dos custos indiretos, que nada mais são do que o Overhead, podemos ainda distinguir três principais tipos, de acordo com sua dinâmica no orçamento da empresa:

  • Overhead fixo - custo indireto que não varia conforme o volume produzido e nem vendido pela empresa, sendo consequentemente constante na folha de pagamento.
  • Overhead variável - custo indireto que acompanha os resultados e o desenvolvimento da produção ou da prestação do serviço, variando conforme aumento ou diminuição.
  • Overhead semivariável - custo indireto que agrupa fixos e variáveis por possuírem uma parcela que varia conforme o desempenho da atividade da empresa e outra parcela fixa.

Dessa forma, as empresas devem saber identificar o tipo de gasto e colocar de maneira discriminada na Demonstração de Resultados, isto é, o relatório que sintetiza a situação econômica e financeira da empresa.

Para que serve Overhead

Uma boa administração da empresa pressupõe uma boa gestão dos recursos e dos gastos. Trata-se de um pressuposto básico da administração empresarial moderna.

Conhecer minuciosamente os custos para produção ou prestação de serviços é indispensável para o desenvolvimento da empresa e para um controle financeiro adequado às demandas do mercado.

Dessa forma, entender qual é e como opera o Overhead da empresa é crucial para um bom desempenho no mercado, inclusive para empresas que, em razão do capital aberto, desejem melhorar a performance na bolsa.

Ou seja, ter um bom controle do Overhead da empresa, bem como todos os gastos colocados na folha de pagamento, pode permitir tomadas de decisões que auxiliem no desempenho das ações da empresa.