O que é Outperform

Outperform é uma expressão do mercado financeiro que designa uma ação que está com um desempenho tão notável que ultrapassou o seu índice de referência, se destacando positivamente das outras.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Dito de outra maneira, Outperform é um termo em inglês utilizado pelos investidores para demarcar que os valores de determinada ação superou os de um índice de referência, o que trará lucros maiores ao investidor.

A expressão poderia ser traduzida como “exceder, superar”, ou desempenhar de forma destacável uma atividade. Além disso, os investidores também utilizam overweight como sinônimo de Outperform.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona Outperform 

Para que o desempenho de uma ação seja considerada Outperform, ou fora de série, é preciso comparar sua performance com a de um outro índice, os chamados índice de referência, como a taxa Selic.

Os índices de referência, também conhecidos como Benchmark, são parâmetros muito utilizados no mercado financeiro a fim de comparar e avaliar o desempenho dos investimentos e da bolsa de valores.

Benchmark é a palavra utilizada nos mercados ingleses, pois traduz um processo de comparação entre produtos, serviços ou práticas empresariais sempre a partir de uma referência para análise.

O uso desses índices é muito comum, principalmente no mercado à vista. Em geral, diversos ativos financeiros relacionam seus desempenhos de acordo com algum índice de mercado com intuito de comparar a rentabilidade.

Esses índices podem ser divididos entre, de um lado, aqueles de renda fixa, e os de renda variável, de outro lado:

Quando um ativo, especialmente a ação de uma empresa, supera um índice ao ultrapassar os valores de algum desse dizemos que a ação está Outperform, isto é, tendo um desempenho destacável.

Para que serve Outperform 

É muito comum que o termo Outperform esteja presente em relatórios de instituições financeiras que se dedicam a prever e analisar o desempenho de ativos disponíveis no mercado financeiro.

Em segundo lugar, esse termo auxilia nas recomendações de aquisição de ações, pois quando um especialista identifica uma ação com potencial de ultrapassar um índice, ele diz a seu cliente que se trata de um Outperform.

Nesse sentido, é muito provável que a comparação seja estabelecida com o Índice Ibovespa, aquele que talvez seja o principal e mais importante indicador de desempenho das ações negociadas na B3.

Esse índice é a média da cotação das empresas com maior volume de negociação de ações na bolsa brasileira, reunindo assim as mais importantes empresas do mercado de capitais brasileiro.

Por fim, vale mencionar que ele é reavaliado a cada quatro meses, sendo resultado de uma carteira teórica de ativos que corresponde a cerca de 80% das negociações e do volume financeiro do mercado.

Exemplo Outperform 

Suponha que um investidor adquiriu um lote de ações de uma empresa de transporte aéreo cujo ativo é identificado como YUIO3. Além disso, o benchmark atrelado a essas ações é o Ibovespa.

Após um período em sua carteira, o YUIO3 atingiu um retorno total de 12% e o Índice IBOVESPA bateu, no mesmo período, apenas 9%. Nesse caso, dizemos que tal ação teve um Outperform.

Isso se deve ao fato de que seu retorno total foi maior que o do Índice IBOVESPA, o que sem dúvida nenhuma é muito relevante para o investidor e para futuros investidores.

Outro exemplo seria de uma recomendação. Suponha que anteriormente um especialista identificou o ativo YUIO3 como potencialmente um Outperform e indicou para um de seus clientes.

Nesse caso, os indícios para essa performance podem ser vários, como melhor gerenciamento financeiro, estratégias de governança corporativa, comportamentos próprios do mercado ou também alguma mudança no cenário macroeconômico que favoreceu tal ação.