O que é Out Of The Money

Out Of The Money é um termo utilizado no mercado financeiro para uma opção de compra ou venda cujo exercício no momento atual não se mostra frutífero em razão do preço de exercício.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Dito de outra forma, Out Of The Money é um termo do mercado de opções que designa uma situação ruim para o investidor ao comparar o preço do ativo objeto com o preço de contrato.

Sendo assim, no caso de uma opção de venda, o preço do ativo estaria acima do preço de exercício, enquanto que, no caso de uma opção de compra, o preço do ativo estaria mais baixo.

Tanto investidores mais experientes quanto novatos que desejam se lançar ao mercado de opções necessitam conhecer esse termo, também chamado de OTM, e outras ferramentas disponíveis nesse ambiente da bolsa.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona Out Of The Money

O mercado de opções é o ambiente no qual são negociados contratos de direito que possibilitam ao seu titular comprar ou vender determinado ativo, a um certo preço e em uma data estipulada em contrato.

Esses contratos de direito são as chamadas opções, que são um tipo de derivativo, isto é, instrumento financeiro que tem o valor atrelado ao preço de um ativo, taxa de referência ou índice.

Resumidamente, o intuito de um investidor ao entrar no mercado de opções é se blindar contra as oscilações do mercado e a volatilidade dos preços das ações.

Logo, as opções têm seu valor derivado do preço do ativo a que elas estão atreladas. Esse ativo, cujo preço define o derivativo, é conhecido como ativo-objeto, ou ativo subjacente.

Além disso, para finalizar essa introdução, dizemos preço de exercício para designar o valor pago no ato do exercício da opção para aquisição do direito de compra ou venda no mercado de opções.

Dessa forma, OTM, cuja sigla poderia ser traduzida para “fora do dinheiro”, é o termo que se refere a uma comparação entre o preço de exercício da opção com o preço do ativo-objeto.

Em geral, ao utilizar OTM, os investidores querem dizer que se trata de uma situação desfavorável, pois a relação entre preço de exercício e preço do ativo-objeto dará poucos ganhos ao proprietário da opção.

Isso se deve ao fato de que, por um lado, uma opção de compra em situação OTM tem o preço de exercício maior que o preço de referência do ativo-objeto.

Por outro lado, uma opção de venda em situação OTM tem o preço de exercício menor que o preço de referência do ativo-objeto. Em síntese, as duas situações não compensam o exercício.

Características do Out Of The Money

A expressão Out Of The Money (OTM) é utilizada para descrever um contrato de opção cujo valor é extrínseco, isto é, que a parcela do prêmio de uma opção atribuída ao risco ou a expectativa.

De outro lado, em tal situação, esse tipo de opção não terá um valor intrínseco, ou seja, o valor imediato de uma opção em relação ao preço do ativo-objeto.

Entretanto, isso não significa que o investidor não irá lucrar com uma opção OTM, pois cada uma delas tem seu denominado prêmio, ainda que não haja lucro.

Em razão de seu valor extrínseco, é possível dizer que opções Out Of The Money são mais baratas que as outras formas de opção, as chamadas In The Money e At the Money.

As opções At the Money, “no dinheiro”, designam uma opção cujo preço de exercício está próximo da cotação do ativo-objeto, portanto, está muito próxima de ter valor intrínseco.

Já as opções In the Money, “dentro do dinheiro”, são as mais prováveis de serem exercidas, pois tem valor intrínseco, sendo o preço do exercício da opção muito vantajoso para o detentor da opção.