O contrato mais líquido de ouro fechou em leve queda nesta segunda-feira, 1º de junho, com os investidores ainda avaliando a agitação em torno das tensões entre Estados Unidos e China.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Apesar das tensões entre Washington e Pequim e da convulsão social nos Estados Unidos, investidores mantiveram foco em dados que indicam um alguma recuperação econômica, como o PMI da China e EUA.

Quer Melhorar suas Finanças Pessoais? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro para agosto encerrou em queda de 0,08%, a US$ 1.750,3 a onça-troy.

"Parece que nada é capaz de perturbar os mercados hoje em dia", avalia o Rabobank.

"A dose de estímulo à política monetária fornecida pelos bancos centrais é tão forte que os investidores tendem a descartar a rápida deterioração das relações EUA-China e o risco de uma segunda onda da pandemia de coronavírus, à medida que os países diminuem gradualmente as restrições", acrescenta.

Para o Natwest, como as falas do presidente americano, Donald Trump, na sexta-feira, não continham "nenhum anúncio importante", e com o PMI da China com uma leitura um pouco melhor do que o esperado, "os mercados acionários se recuperaram" de maneira mais firme.

A busca por ativos de pressiona o ouro, que é menos demandado.

"Protestos e situações de guerra comercial podem ter efeitos positivos e negativos nos preços do ouro", disse James Hatzigiannis, da Ploutus Capital Advisors.

O apetite por risco, no entanto, foi contido com notícia de que a China vai suspender importações de produtos agrícolas dos EUA, incluindo as de soja, descumprindo parte do acordo comercial "fase 1" assinado entre as potências no ano passado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo.