Otimismo Melhora sua Saúde Financeira
|

Otimismo Melhora sua Saúde Financeira

Uma mudança mental pode ajudar você a atingir objetivos financeiros e reduzir o estresse, diz pesquisa.

Por
Atualizado em 14/07/2021

O otimismo pode melhorar seu quadro financeiro. Veja como comportamentos positivos simples podem mudar sua mentalidade e ajudá-lo a atingir seus objetivos.  

Uma pesquisa para explorar a conexão entre a mentalidade e dinheiro revelou que ser otimista é a chave para cultivar o bem-estar financeiro. 

A descoberta é da pesquisadora Michelle Gielan em parceria com o Frost Bank e divulgada pelo site Grow.

A pesquisa com mais de 2.000 pessoas concluiu que os otimistas têm sete vezes mais probabilidade de experimentar altos níveis de bem-estar financeiro do que os pessimistas. 

Eles também têm mais probabilidade de atingir seus objetivos.

Quase 70% dos otimistas relataram que implementaram melhores hábitos financeiros depois de passar por um revés, em comparação com 36% dos pessimistas.  

Os otimistas se sentem melhor com seu dinheiro, não importa quanto tenham no banco, e são significativamente mais propensos a tomar decisões financeiras positivas.  

O estudo descobriu ainda que os pessimistas passam em média 226 dias por ano lidando com estresse relacionado às finanças.  

Os otimistas, por outro lado, relataram uma média de 81 dias estressados ​​com dinheiro.  Uma diferença de quase cinco meses entre otimistas e pessimistas. 

Você não precisa ter nascido um otimista em todas as áreas da vida para se beneficiar dessa característica. Existem maneiras de mudar sua atitude quando e onde for importante.  

A pesquisa mostra que qualquer pessoa pode aprender a ser mais otimista simplesmente abraçando certos hábitos financeiros dessas pessoas.

Otimismo pode ser aprendido

Otimismo é definido como a expectativa de que coisas boas acontecerão e a crença de que o modo como nos comportamos é importante, principalmente diante dos desafios.  

Os otimistas acreditam que podem mudar o curso de seu futuro financeiro fazendo as coisas acontecerem. É outra maneira de acreditar em si mesmo e que suas ações são importantes.

Como desenvolver uma abordagem otimista do dinheiro mesmo quando as finanças estão uma bagunça?

Veja os três principais comportamentos positivos que ajudam os otimistas nas finanças e que podem ajudar você também.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

Conversas significativas sobre dinheiro

A pesquisa descobriu que 76% dos otimistas se sentem confortáveis ​​falando sobre dinheiro.  Eles também são mais propensos a buscar e seguir conselhos de especialistas financeiros.  

Para criar esse hábito na sua vida, identifique uma ou duas pessoas em quem você confia e inicie conversas sobre sua vida financeira com elas.

Pode ser um amigo experiente ou um membro da família que pode orientá-lo sobre como eles tomaram decisões importantes sobre dinheiro ou fale com um consultor financeiro.

É importante ser honesto sobre seus objetivos e estar aberto a conselhos e novas ideias.

Busque o progresso, não a perfeição

Os otimistas confiam no progresso. Celebrar o progresso pode fornecer um estímulo a mais no cumprimento das suas outras metas.  

Para colocar essa mentalidade em prática, adote o hábito positivo de economizar para um objetivo. Se possível, configure uma transferência automática de uma pequena quantidade a cada semana para essa reserva.

Para todos suas metas, comemore (com cautela) seu progresso conforme se aproxima de seu objetivo.

Lembre-se que você não precisa esperar por um plano financeiro perfeito para começar. 

Comece a investir mesmo com pouco. Esses pequenos passos e quantias podem fazer uma grande diferença ao longo do tempo.

Banner will be placed here

Transforme contratempos em força

Todo mundo enfrenta contratempos. A diferença está na forma como cada um lida com eles.  

Os otimistas têm maior probabilidade do que os pessimistas de terem se recuperado e aprendido com seus reveses.

Justamente o fato de aprender com os erros que alimenta a persistência e a vontade dos otimistas de se levantar e tentar novamente.

Para exercitar isso em sua vida, faça uma lista dos três eventos mais estressantes de sua vida e uma coisa positiva que aprendeu com cada um.  

Da próxima vez que se sentir estressado, reflita sobre como você cresceu por causa desses desafios.  

E quando se trata de seu dinheiro, pense em termos de otimismo racional. Por exemplo, se preparando para as armadilhas montando uma reserva de emergência muito antes de precisar.

Como uma pesquisadora de psicologia positiva, Michelle Gielan diz que presenciou muitos benefícios de escolher praticar o otimismo, não apenas financeiramente, mas em todos os aspectos da vida.  
Lembre seu cérebro hoje das coisas incríveis em sua vida e de como seu mindset e comportamento é importante. Isso pode lhe proporcionar meses livres de estresse por ano.

Segredo da Riqueza

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE