A expansão orgânica do Assaí (ASAI3) deve fazer o grupo fechar 2022 com faturamento acima de R$ 60 bilhões, segundo a CFO da companhia, Daniela Sabbag.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
Isso sem contar a conversão de lojas Extra para Assaí, negócio fechado em outubro de 2021 com o Grupo Pão de Açúcar (PCAR3).
“A gente vai converter 20 lojas do Extra no terceiro trimestre, mais 20 até dezembro e de 20 a 30 em 2023”, disse a executiva.
O acordo com o Pão de Açúcar prevê a conversão de até 71 unidades Extra em Assaí — 61 já confirmadas.
“Essas lojas estão nas principais capitais, nos principais centros, são lojas que têm localização privilegiada. A gente pretende triplicar o faturamento delas”, afirmou.
Ela participou do Por Dentro dos Resultados, projeto no qual o InfoMoney entrevista CEOs e diretores de importantes companhias de capital aberto, no Brasil ou no exterior.
→ Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.
Os executivos falam sobre o balanço do segundo trimestre de 2022 e sobre perspectivas.
Mas o grupo não passou ileso ao aumento da Selic. “A gente tem um contexto em que a taxa de juros aumentou quatro vezes ano contra ano”, disse Daniela ao mostrar que o resultado financeiro do Assaí no primeiro semestre de 2022 ficou negativo em R$ 630 milhões, contra um valor negativo de R$ 145 milhões um ano antes.
No segundo trimestre, a cifra negativa foi de R$ 328 milhões, contra R$ 145 milhões negativos entre abril e junho de 2021.
→ Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.
“Do crescimento ano contra ano, 80% dele a gente atribui à taxa de juros. Tem 20% desse aumento que é advindo do maior endividamento da companhia, o que é superplanejado para fazer frente a esse projeto que é o mais importante da companhia, que é a conversão dos 70 hipermercados que nós adquirimos [Extra] no final de 2021”, afirmou.
Segundo Daniela, é esperada uma redução do endividamento em 2023.
A executiva falou ainda sobre a ajuda do aumento do Auxílio Brasil para R$ 600 ao balanço do grupo.
→ Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.
“Ainda é bem recente, mas sim de fato quando houve um maior pagamento isso de alguma forma fez com que a gente vivesse um momento de vendas melhores do que a gente tinha no nosso orçamento, então possivelmente [foi por causa do Auxílio Brasil]. A gente brinca que o dinheiro não é carimbado, então não tem como a gente saber exatamente de onde ele está vindo, mas tem uma expectativa”, disse.
“A gente imagina que isso [o Auxílio Brasil em R$ 600] vá trazer uma contribuição interessante. Até porque quando a gente lê sobre o tema, vê pesquisas e entrevistas, todo mundo acaba destinando uma parcela importante [do benefício] à alimentação. Então, a gente tem essa expectativa, como foi no passado [com o Auxílio Emergencial na pandemia de Covid], que impulsionou também as nossas vendas, a gente espera que isso também traga uma contribuição bastante positiva para o nosso resultado”, completou.
Gabrielle Helú, diretora de relações com investidores do Assaí, falou sobre a expansão digital do grupo.
→ Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.
“A gente tem há cerca de nove meses parcerias com aplicativos de entregas e que já dão resultados animadores. Hoje as lojas que a gente opera estão mais nas periferias e atendem um público que talvez não esteja disposto a pagar por esse serviço adicional. Nas lojas que a gente identifica que estão mais próximas de consumidores que pagam por essa conveniência a gente tem visto uma penetração maior”, disse.
Segundo Helú, as vendas via parceiros de delivery não chegam a 1% das vendas do grupo, mas “existe um potencial muito grande com as conversões do Extra”.
“A gente tem aí um outro estrato social que está disposto a pagar porque no final do dia a logística no Brasil e a logística de alimentos é cara”, afirmou.
→ Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.
A executiva disse ainda que é importante a digitalização do negócio para ganhar eficiência.
O app próprio do Assaí deve ser focado em identificar o perfil de consumo dos clientes e oferecer produtos direcionados e ofertas personalizadas. A plataforma ainda está em testes.
Daniela e Grabrielle comentaram ainda sobre concorrência regionalizada, sobre remuneração ao acionista, sobre possibilidade de novos movimentos de M&A (fusões e aquisições), sobre políticas ESG (meio ambiente, sustentabilidade e governança) e sobre facilitação de pagamentos em regiões onde a renda do consumidor está mais impactada, além da renegociação com fornecedores.
Quer Receber Análises de Ações?
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.Fonte: InfoMoney.