Os irmãos Barclay, Frederick e David, tornaram-se uma dupla extraordinária, bilionária e discreta, mas entre hotéis de luxo, mídias jornalísticas, varejo e empresas de entrega, também se revelou uma briga familiar que estourou após a morte de David, em 2021.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

De origens humildes, os bilionários agentes imobiliários cresceram em uma casa no oeste de Londres, tão perto da linha ferroviária que as janelas balançavam quando um trem passava.

Em sua trajetória de sucesso, os "gêmeos Barclay" construíram um império bilionário e evitaram as armadilhas da vida pública londrina para viver em uma mansão extensa em uma ilha particular.

Em 2020, a Forbes estimou que Frederick e David Barclay, possuíam, juntos, US$ 4 bilhões.

No entanto, depois de oito décadas de sucesso e discrição, os irmãos brigaram por causa de dinheiro e sucessão. 

Sir Frederick processou os filhos de seus irmãos, por grampear suas conversas privadas sobre a venda do ativo valioso, o hotel Ritz, um crime que ele chamou de “espionagem comercial em escala industrial”. 

Os dois lados só chegaram a um acordo depois da morte de David, época em que Frederick enfrentava uma ordem de £ 100 milhões para pagar à ex-mulher um acordo de divórcio.

Conheça mais da trajetória dos irmãos Barclay, desde a construção até os conflitos do império.

Quem são Frederick Barclay e David Barclay

Sir David Rowat Barclay (1934 - 2021) e Sir Frederick Hugh Barclay são dois irmãos gêmeos bilionários ingleses. Os dois construíram um império de negócios que incluíam imóveis, mídia, varejo e propriedades.

Vida e carreira

Os irmãos Frederick Barclay e David Barclay nasceram no dia 27 de outubro de 1934, com dez minutos de diferença um do outro, em Hammersmith, no oeste de Londres.

O pai, também Frederick, e a mãe, Beatrice, vieram da Escócia depois que ele perdeu o emprego como padeiro. 

Em Londres, Frederick pai abriu uma loja em Olympia e trabalhou como vendedor ambulante de doces. Ele morreu quando os gêmeos tinham 12 anos, deixando mais oito filhos. 

Após a morte do pai, os gêmeos Frederick e David deixaram a escola para trabalhar no departamento de contabilidade da General Electric Company, em em 1950, antes de se estabelecerem como pintores e decoradores.

No entanto, eles explodiram mesmo depois de se dedicarem ao desenvolvimento imobiliário, estabelecendo uma corretora imobiliária e vendendo hotéis em Londres.

Pouco se sabe da trajetória dos irmãos Barclay. No final da década de 50, início de 60, a loja de doces e tabacarias que Frederick e seu outro irmão Douglas administravam, a Candy Corner, tabacarias e confeitarias, faliu.

Na mesma época, David se tornou diretor agente imobiliário, pagou os credores de seu irmão e os dois se tornaram sócios.

Mesmo no início, eles se mantiveram discretos, falando pouco sobre seus negócios.

A principal agência imobiliária dos irmãos, a Hillgate, foi registrada como uma empresa ilimitada, o que significava que eles não precisavam prestar contas publicamente.

Nos anos 60 e 70, a dupla começou a investir em pensões e arrebatou três hotéis ferroviários de Londres vendidos na privatização. 

Os irmãos Barclay continuaram a acumular participações em negócios como cervejarias e cassinos. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em 1983, eles compraram a Ellerman Lines, um grupo cervejeiro e marítimo, por £ 45 milhões. Poucos anos depois, venderam a divisão de cerveja por £ 240 milhões. 

Em 1985, veio o investimento imobiliário mais brilhante da dupla, a compra do Hotel Ritz, em Piccadilly, Londres, em 1995. 

Em 2000, os irmãos e foram nomeados cavaleiros em 2000 por seu apoio à pesquisa médica, para a qual doaram cerca de £ 40 milhões entre 1987 e 2000.

Em 2004, foi a vez de comprarem o The Telegraph Group (atual Telegraph Media Group), que inclui o The Daily Telegraph, o Sunday Telegraph e o The Spectator, no entanto, o Lloyds' Bank of Scotland acabou assumindo o controlo e nomeando um administrador judicial, após problemas judiciais familiares.

Se da vida profissional pouco se sabe, da vida pessoal os irmãos foram ainda mais discretos.

Em 1955, David se casou com Zoe Newton, bailarina e modelo, com quem teve três filhos: Aidan, Howard e Duncan.

Na década de 1970, foi a vez de Frederick se casar com Hiroko Asada, uma figura influente na sociedade japonesa em Londres.

Nos anos 2000, David e Frederick, ambos divorciados e extremamente reservados, se mudaram para um castelo em uma ilha particular na costa da Normandia.

Após anos de discrição, uma rivalidade familiar de longa data veio à tona com a venda do hotel The Ritz em Londres, expondo uma briga entre os gêmeos e os sucessores pelo controle da fortuna da família.

David Barclay morreu em 10 de janeiro de 2021, após uma curta doença. 

Na época, a família estava dividida a ponto de Sir Frederick e sua filha, Amanda, entrarem com uma ação legal contra Aidan, Howard e o filho de Aidan, Alistair, por grampear suas conversas em uma reunião para a venda do hotel Ritz. 

Os filhos de Sir David admitiram a escuta e disseram que “lamentam qualquer sofrimento causado” e que estavam agindo “no melhor interesse de toda a família”.

No mesmo ano, o tribunal ordenou que Frederick pagasse à sua esposa, Hiroko, £ 100 milhões por um divórcio que ela havia iniciado. 

Ainda não se sabe se Sir Frederick e Sir David se reconciliaram antes de sua morte.

Onde os irmãos Barclay investem

Mesmo disperso por contas offshore, estima-se que a riqueza e o império de negócios dos irmãos Barclay atingiu o pico em 2018, quando o patrimônio líquido dos irmãos atingiu cerca de US$ 5,8 bilhões, segundo a Forbes.

O investimento de Frederick Barclay e David Barclay é diversificado, incluindo gigantes do varejo, serviços de entrega, grupo cervejeiro, transporte marítimo e mercado imobiliário.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.