O que é Orçamento Base Zero

Orçamento Base Zero é um modalidade de orçamento empresarial cuja característica principal é estabelecer-se sob uma base zerada, isto é, sem considerar elementos básicos, como receitas, custos, despesas e investimentos.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

Dito de outra forma, Orçamento Base Zero é uma forma de elaboração do planejamento orçamentário de uma empresa em que a base histórica de desenvolvimento é desconsiderada, invertendo a lógica tradicional.

Trata-se, portanto, de uma estratégia alternativa de elaboração do planejamento e da análise dos recursos e gastos de uma empresa.

O Orçamento Base Zero, também identificado na sigla OBZ, passou a ser largamente utilizado em empresas que, no momento de elaborar seu orçamento, buscavam eficiência e melhora dos resultados.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona Orçamento Base Zero 

O Orçamento Base Zero é uma metodologia muito diferente da tradicional, pois não se baseia na famosa base histórica, ou seja, a consideração das receitas, custos, despesas e investimentos de exercícios anteriores.

Tradicionalmente, o Orçamento Empresarial é desenvolvido a partir do estabelecimento de metas e objetivos de um período e, em seguida, do planejamento minucioso sobre os departamentos da empresa.

Isso significa que, nessa lógica tradicional de orçamento, é preciso detalhar quais são as receitas, custos, despesas e investimentos que se relacionam com as metas e os objetivos do período.

Esse orçamento empresarial tradicional se constitui por cinco etapas consecutivas, de maneira breve são: 

  • Levantamento e análise dos recursos
  • Metas e objetivos do orçamento
  • Elaboração do relatório ou planilha
  • Projeção para o período
  • Acompanhamento dos resultados

Por outro lado, o OBZ está baseado em uma metodologia diferente, em realidade completamente inversa à tradicional. Sua metodologia parte de um princípio extremamente diferente do mais convencional.

Ao invés de considerar as metas e os gastos do último exercício como necessários, o OBZ afirma que isso pode gerar um orçamento inchado e desalinhado com a estratégia atual, portanto, ele recomeça do zero.

No entanto, isso não quer dizer que no OBZ não haja premissas relacionadas com as receitas, despesas, custos e investimentos, mas somente que o orçamento passa a repensar o último exercício.

Em razão disso, fica claro que o objetivo principal dessa ferramenta é ajustar o orçamento e reduzir custos, deixando de lado elementos que podem ser considerados como supérfluos.

Para que serve Orçamento Base Zero 

Tal qual todos os Orçamentos Empresariais, o OBZ é uma forma de planejar e acompanhar as metas, os objetivos, os resultados e os gastos de uma empresa. Dessa forma, ele norteia as atividades mensais ou semanais.

Por exemplo, qualquer empresa que deseje abrir seu capital na bolsa a fim de atrair investidores, deve afirmar de maneira clara seu objetivo e disponibilizar parte de sua situação financeira.

Isso permitirá, além de uma transparência interna, que o investidor confie na empresa e identifique melhor qual o potencial de crescimento de suas ações.

No caso específico do OBZ, a mensagem passada aos investidores é de que a empresa está interessada em ajustar as contas, cortar gastos e preparar o terreno para um crescimento posterior.

Internamente, o OBZ servirá para planejar um orçamento identificando o que há de mais essencial para o funcionamento da empresa.

Vantagens Orçamento Base Zero 

Existem muitas vantagens atreladas ao OBZ, no entanto, é importante destacar que essa modalidade de orçamento trará vantagens conforme a situação particular de cada empresa.

Em geral, a principal vantagem é a identificação de gastos pouco essenciais, o que torna a alocação de recursos mais eficiente.

Em razão disso, o OBZ também auxilia a detectar orçamentos inchados e inflacionados.

Por fim, a aplicação correta do OBZ pode proporcionar um ambiente mais motivado para os colaboradores da empresa, pois eles terão mais responsabilidade e mais participação nas decisões da empresa.