O que é Orçamento Ajustado

Orçamento Ajustado é um tipo de orçamento no qual o planejamento estratégico da empresa é analisado e revisado, passando por adequações decorrentes de mudanças em alguma parte do orçamento geral.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Dito de outro modo, o Orçamento Ajustado é aquele que reage às mudanças na empresa, passando por algum tipo de adequação em seu planejamento que irá garantir o cumprimento da meta anual.

Desenvolver o orçamento de uma empresa é sempre uma tarefa complexa. São inúmeras variáveis a serem consideradas, inclusive as mudanças que acontecem no desenrolar do planejamento estabelecido.

O objetivo do Orçamento Ajustado é constituir um planejamento e um trabalho que sejam passíveis de serem analisados, revisados e alterados em decorrência de modificações no caixa, volume, etc.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona Orçamento Ajustado 

Comecemos pelo básico. O orçamento empresarial é uma ferramenta essencial para o bom funcionamento e desenvolvimento de uma empresa, pois ele estabelece metas, planeja os resultados e identifica as melhorias.

Sua função principal é organizar as receitas, os custos, as despesas e os investimentos que envolvem toda a estrutura do negócio ao longo de um período específico. Tudo isso conforme a área da empresa.

Dessa forma, o orçamento de uma empresa pode ser considerado um plano empresarial que mapeia o terreno interno com o intuito de criar estratégias de curto, médio e longo prazo, incluindo projeções de entrada e saída.

Em geral, a elaboração de um orçamento empresarial envolve cinco passos:

  • Análise dos recursos - levantamento dos recursos disponíveis, incluindo os valores em caixa, os recursos operacionais, os estoques, os custos com funcionários e o volume de vendas.
  • Delinear os objetivos do orçamento - elaborar qual a finalidade do orçamento, como reduzir custos, desenvolver um setor da empresa, aumentar o lucro ou preparar o negócio para alguma alteração.
  • Elaboração de um relatório ou planilha - colocação dos dados referentes à empresa em algum documento ou planilha que possa diferenciar a natureza, os valores e as metas da empresa.
  • Fazer uma projeção para o período - montagem de uma projeção para a empresa no período analisado.
  • Acompanhamento dos resultados - após cumprir as etapas acima, é necessário acompanhar de perto se o orçamento foi bem realizado conforme a dinâmica da empresa e se a projeção irá se concretizar.

Dizemos que se trata de um Orçamento Ajustado quando, na fase de acompanhamento de resultados, é identificado alguma mudança no negócio que requisite uma reelaboração de metas, objetivos, etc.

Este tipo de Orçamento também pode ser encontrado como Forecast, orçamento revisado ou orçamento impactado, a depender da empresa e do profissional que o desenvolva, em geral vinculado ao Conselho de Contabilidade.

Portanto, é uma forma de adaptar o orçamento original às novas demandas do negócio.

Normalmente, este tipo de orçamento é elaborado para cada mês, sendo revisado periodicamente, seja mês a mês, a cada dois ou três meses, considerando o planejamento, a realização e a revisão.

Vantagens Orçamento Ajustado 

Qualquer orçamento empresarial é peça fundamental para o planejamento semanal, mensal ou anual de uma empresa. Assim, sua primeira vantagem é possibilitar o desenvolvimento de estratégias.

Isso pode ser muito útil para empresas de capital aberto, pois reafirma o compromisso da empresa com transparência para os acionistas e para os investidores interessados em ações.

Além disso, o Orçamento Ajustado tem uma vantagem a mais: ele cria condições para que o planejamento seja revisado e ajustado conforme a realidade da empresa e as novas demandas de curto prazo.

Nesse sentido, trata-se de um orçamento mais flexível, com variações que poderiam não ter sido percebidas anteriormente, tornando o negócio mais competitivo e mais atento ao mercado, inclusive da bolsa.

Desvantagens Orçamento Ajustado 

Por outro lado, embora o Orçamento Ajustado seja mais suscetível a mudanças, é provável que ele demande mais tempo e disposição da empresa para elaborar e revisar periodicamente.

Ademais, por ser uma revisão de orçamento, será necessário revisitar alguns critérios, o que pode dificultar o trabalho de análise e reajuste.