Oprah Winfrey foi a primeira mulher negra com projeção mundial a se tornar bilionária graças ao trabalho duro e uma história de superação e sucesso criada por ela mesma.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Considerada a rainha da TV americana, Oprah saiu da pobreza extrema para o estrelato. 

Como apresentadora, transformou seu talk show, que durou 25 anos, em um império de mídia e negócios que somam cerca de US$ 2 bilhões, segundo a Forbes.

Oprah Winfrey não é só uma figura icônica no mundo do entretenimento. Ela é uma empresária multibilionária com empreendimentos que abrangem uma produtora, um canal de TV, um site e duas revistas. Além de participações em negócios e propriedades.

A personalidade bilionária está de malas prontas para vir ao Brasil participar do 'Legends In Town', em 10 de abril, evento da XP e com curadoria da A&M.

Conheça mais da trajetória marcada pela superação e resiliência de Oprah Winfrey.

Quem é Oprah Winfrey

Oprah Winfrey é uma apresentadora, atriz, escritora, produtora filantropa e empresária americana, atual presidente e CEO da OWN: Oprah Winfrey Network e da Harpo Productions. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Vida e carreira

Oprah Gail Winfrey nasceu em  29 de janeiro de 1954 em uma fazenda em Kosciusko, Mississippi, Estados Unidos, filha de uma mãe adolescente.

Nos seus primeiros anos, Oprah foi criada por sua avó materna, em uma fazenda simples.

Quando tinha seis anos, foi enviada para morar com a mãe, Vernita Lee, em Milwaukee, em um bairro pobre.

Sua mãe trabalhava como empregada doméstica e quando estava fora, a jovem Oprah foi repetidamente molestada por parentes do sexo masculino e visitantes. O abuso durou dos nove aos 13 anos.

Oprah tentou fugir, chegou a ser enviada para uma casa de detenção juvenil, mas não foi aceita porque todos os leitos estavam ocupados. 

Aos 14 anos, ela engravidou. Ela deu à luz um menino que nasceu prematuramente e morreu.

Na adolescência, ele foi para Nashville, Tennessee, morar com o pai, Vernon Winfrey.

Ele era rigoroso, mas deu à filha a vida familiar segura de que ela precisava.

Em sua nova cidade, venceu o concurso de Miss Nashville e, aos 17 anos, Oprah o concurso de beleza Miss Black Tennessee, o que lhe garantiu uma vaga na WVOL, uma estação de rádio local.

Ela também ganhou uma bolsa integral para a Tennessee State University.

Logo em seus primeiros anos de faculdade, sua carreira na rádio já estava decolando. Ela abandonou a faculdade em 1975, com um crédito a menos de seu diploma e assinou contrato com uma estação de televisão local como repórter e âncora.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Depois, ele retornou aos estudos e se formou na turma de 1986 em comunicação verbal e artes cênicas.

Em 1976, se mudou para Baltimore para ingressar no WJZ-TV News como co-âncora.

Lá, ela co-apresentou seu primeiro talk show, People Are Talking , enquanto continuava atuando como âncora e repórter de notícias. 

Dez anos após a estreia como apresentadora, Oprah se mudou para Chicago para apresentar o talk show AM Chicago, um jornal matinal da cidade, em 1984.

O sucesso foi tão grande que a emissora decidiu mudar o nome para The Oprah Winfrey Show no ano seguinte e, em 1986, o programa foi distribuído nacionalmente se tornando o talk show de televisão de maior audiência nos Estados Unidos.

O popular, The Oprah Winfrey Show , foi ao ar por 25 temporadas, de 1986 a 2011. 

Seu sucesso a ajudou Oprah a ganhar vários prêmios Emmy e se tornar a primeira mulher negra bilionária do mundo em 2003. 

Desde cedo Oprah Winfrey mostrou ter uma visão empreendedora.

Ainda em 1986, ela formou sua própria produtora de televisão, a Harpo Productions, Inc. e em 1990, uma produtora de filmes, a Harpo Films.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em 1998, Winfrey expandiu seu império de entretenimento de mídia ao cofundar a Oxygen Media, uma rede de televisão a cabo para mulheres.

Lançou também duas revistas, a The Oprah Magazine em 2000 e O at Home em 2004. 

Em 2011, Winfrey lançou seu próprio canal a cabo, o Oprah Winfrey Network (OWN), em parceria com a Discovery Communications.

Ela vendeu a maior parte de sua participação na rede para a proprietária Warner Bros. Discovery em 2020 em troca de ações da empresa, informou a Forbes.

Em 2018, Winfrey anunciou um acordo para produzir conteúdo para o serviço de streaming Apple TV+.

Seus outros investimentos incluem uma  participação na Weight Watchers (Vigilantes do Peso). Em 2015, isso equivalia a 10% das ações, embora possua menos agora.

Seu extenso portfólio imobiliário inclui casas na Califórnia e mais de uma dúzia de propriedades no Havaí.

Com o seu sucesso, ela também se tornou uma das maiores filantropas do mundo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Oprah foi testemunha e impulsionadora da Lei de Proteção à Criança nos EUA em 1991, que criou uma base de rastreamento de abusadores infantis.

Ela é criadora da Oprah's Angel Network, que patrocina iniciativas de caridade em todo o mundo. 

Em 2007, investiu US$ 40 milhões em uma escola para meninas desfavorecidas na África do Sul .

Todo seu esforço filantrópico também foi reconhecido. Em 2011 recebeu o Prêmio Humanitário Jean Hersholt da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. 

Em 2013, Winfrey foi premiada com a Medalha Presidencial da Liberdade. 

Oprah Winfrey também publicou vários livros de autoajuda, incluindo The Path Made Clear: Discovering Your Life's Direction and Purpose (2019) e What Happened to You?: Conversations on Trauma, Resilience, and Healing (2021).

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.