O que é OPEX - Operational Expenditure

OPEX - Operational Expenditure é um termo utilizado na gestão empresarial para designar todo o capital utilizado para manter ou aprimorar os bens físicos de determinada empresa, como equipamentos, propriedades e imóveis.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Dito de outra forma, OPEX - Operational Expenditure se refere às despesas operacionais de determinada empresa, como pagamentos relativos à atividade de gestão empresarial e venda de produtos e serviços.

Essas aquisições compõem a folha de operacionais da empresa e podem ser feitas de maneira contínua ou mensal, sempre com o intuito de administrar o negócio.

No âmbito empresarial, ainda que seja extremamente recorrente utilizarem a sigla OPEX, o mais comum é que os gestores chamem essas aquisições por seu nome brasileiro: despesas operacionais.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona OPEX - Operational Expenditure 

Qualquer empresa do mundo tem em seu balanço  uma seção dedicada ao OPEX, pois esses gastos são feitos de forma cotidiana, visando manter o bom funcionamento de sua operação.

Dessa forma, qualquer empresa necessitará de um departamento especializado e com recursos suficientes para adquirir e distribuir os bens de suprimento às atividades da empresa.

Muitas despesas específicas podem ser qualificadas como OPEX, a depender sempre da forma pela qual esse objeto irá se relacionar com os objetivos da empresa. Os casos mais comuns são de veículos e equipamentos.

No entanto, pagamentos relativos a serviços de outras empresas terceirizadas, seja incidindo nas atividades-meio ou nas atividades-fim, também podem constar na categoria de gastos com OPEX.

Outros exemplos interessantes de OPEX são a folha dos próprios colaboradores da empresa e contratos com seguradoras que assegurem o valor relativo aos bens envolvidos. Vejamos uma lista com os principais:

  • Ajustamento de seguro para bens e direitos da empresa
  • Folha de pagamentos dos colaboradores operacionais da empresa
  • Pagamento de taxas e impostos relativos a licenças, propriedades e alvarás
  • Contratação de serviços terceirizados que visem a manutenção do cotidiano da empresa, como honorários de advogados, empresas de limpeza e verba para publicidade
  • Manutenção e reparo de ferramentas, equipamentos e máquinas
  • Gastos destinados a locação de imóveis, aquisição de matérias-primas, compra de combustível, viagens operacionais

Em síntese, os exemplos de OPEX são múltiplos, pois cada empresa ajusta suas despesas conforme seu objetivo e sua atividade, portanto desde objetos consumíveis, passando por manutenção e pagamento de colaboradores.

Como calcular OPEX - Operational Expenditure 

O cálculo do OPEX de uma empresa, em geral, é feito por um profissional habilitado a elaborar planilhas e identificar gastos, provavelmente um contador com autorização do CFC.

Contudo, essa não é uma tarefa de altíssima dificuldade, pois basta identificar as despesas operacionais dos meses contabilizados e somá-las. Em seguida, será preciso reunir outras informações financeiras.

Dessa forma, para efetuar um cálculo real do OPEX, a empresa precisa coletar dados sobre a gestão dos custos com manutenção, reparo e funcionamento da empresa.

O cálculo do OPEX é fundamental para acompanhar o orçamento de uma empresa, seus valores e sua performance. Com isso é possível acompanhar o desempenho da empresa conforme seu planejamento periódico.

Vale mencionar que essa informação pode ser útil inclusive para investidores que desejem alocar seus ativos em empresas listadas na bolsa de valores.

OPEX e CAPEX

Em reuniões corporativas é muito comum ser mencionado, além do OPEX, a sigla CAPEX. Essas duas siglas compreendem maneiras de contratar e adquirir serviços e produtos dentro das empresas.

As duas siglas objetivam, em último caso, organizar as contas da empresa a fim de torná-la transparente para seus acionistas e para aqueles investidores interessados em adquirir ações.

Por um lado, o OPEX, como dizemos anteriormente, se refere às despesas operacionais e os custos de manutenção da empresa.

Por outro lado, o CAPEX representa investimentos ou valores desembolsados em bens de capital, portanto, aqueles que serão utilizados na produção de outros itens.

Em síntese, o CAPEX é a compra do equipamento, enquanto o OPEX seria a manutenção desse.