Operação deflagrada hoje revista residência de Witzel e reforça suspeita de que Bolsonaro tenha acesso a informação privilegiada da PF.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Nesta terça-feira, 26/05, de manhã, a Polícia Federal deflagrou no Rio de Janeiro a Operação Placebo, por determinação do procurador-geral da República, Augusto Aras.

A operação teve início no dia 13 de maio, a partir do depoimento de Gabriell Neves, ex-subsecretário de saúde do RJ.

Neves foi preso em 7 de maio e suas declarações levantaram suspeitas de desvio de recursos na Saúde do estado, que deveriam estar sendo usados em ações de combate à pandemia de Coronavírus.

Onde Investir no Cenário Político Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos na Política Atual.

Polícia Federal faz revista no Palácio das Laranjeiras e Witzel fala em perseguição

A PF realizou, logo cedo, revista no Palácio das Laranjeiras, residência oficial do governador do RJ, Wilson Witzel, e em outros locais. Foram expedidos 12 mandados de busca e apreensão.

O ministro do STJ Benedito Gonçalves, responsável pela expedição dos mandados, justificou a decisão afirmando ter visto risco de destruição de provas ligadas ao caso investigado.

Witzel fez pronunciamento à imprensa no início da tarde e afirmou que ação da PF "resultou em absolutamente nada", além de mencionar que está sendo vítima de "perseguição política".

Comentário de deputada indica possível vazamento de informações

Ontem, a deputada Carla Zambelli, aliada do governo do presidente Bolsonaro, fez um comentário durante entrevista à Rádio Gaúcha que pode indicar vazamento de informações da PF sobre a Operação Placebo.

Zambelli disse:

"E a gente deve ter nos próximos meses o que a gente vai chamar talvez de Covidão, ou de, não sei qual é o nome que eles vão dar, mas já tem alguns governadores sendo investigados pela Polícia Federal"

Se real, esse vazamento poderia corroborar o interesse do presidente Jair Bolsonaro em interferir politicamente na Polícia Federal para ter acesso a informações privilegiadas. Supostas tentativas de interferência são objeto de inquérito em andamento contra Bolsonaro.

Carla Zambelli emitiu nota hoje, negando ter conhecimento prévio da Operação Placebo, e afirmou que sua fala foi baseada em informações que já haviam sido tornadas públicas pela mídia.

Bolsonaro parabeniza PF

Na saída do Palácio da Alvorada, o presidente Bolsonaro se manifestou brevemente sobre a Operação Placebo.

Um apoiador disse que "a coisa está preta lá pelo Palácio das Laranjeiras". Bolsonaro deu risada.

Quando a imprensa falou na operação, o presidente respondeu “Parabéns à Polícia Federal. Fiquei sabendo agora pela mídia. Parabéns à Polícia Federal”.

Depois, um repórter perguntou se a deputada Carla Zambelli soube da operação com antecedência. Bolsonaro disse apenas "Pergunta para ela".

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.