O que é Open interest

Open interest é o número total de contratos de derivativos em aberto, como opções ou futuros, que ainda não foram liquidados por um ativo, ou seja, são aqueles que foram mantidos por participantes do mercado.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Dito de outra forma, Open interest se refere ao número total de contratos de derivativos, já negociados, mas que ainda estão pendentes, isto é, sem entregar ou liquidar no vencimento.

No mundo das finanças, Open interest, que também pode ser encontrado como contratos em aberto, é um interessante indicador para mensuração de liquidez de um contrato derivativo e também das tendências do mercado.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona Open interest

Comecemos explicando melhor a ideia de derivativo. Os derivativos são instrumentos financeiros cujo preço deriva de um ativo subjacente, índice ou taxa de referência.

Eles são negociados em diferentes tipos de mercado e podem se apresentar tanto de forma física, como café, ouro e outras commodities, como na forma financeira, como ações, taxas de juros.

Por exemplo, um investidor que negocia um contrato futuro de dólar não está negociando efetivamente a moeda dólar, mas um contrato que se baseia no valor do dólar no mercado à vista.

Existem quatro tipos principais de derivativos:

  • Contratos a termo
  • Opções de compra e venda
  • Swaps
  • Contratos futuro

Os derivativos pressupõem tanto um vendedor quanto um comprador. Isso acontece em contratos futuros, no mercado de opções e outros da bolsa.

Dizemos que um contrato está aberto quando a contraparte ainda não o fechou, isto é, ele ainda está para ser liquidado. Quando somamos os contratos em aberto, encontramos o Open interest.

Isso significa que se um comprador e um vendedor decidirem iniciar uma nova posição de contrato, o Open interest irá aumentar. Por outro lado, se decidirem sair de um contrato, o Open interest irá cair.

Dessa forma, podemos afirmar que Open interest é o número total de contratos derivativos em aberto e que não foram liquidados, o que o torna um conceito mais comum do mercado futuro e de opções.

O Open interest é em geral associado aos mercados futuro e de opções, pois são nesses mercados que o número de contratos existentes alteram diariamente, diferentemente do mercado à vista.

Para que serve Open interest 

Open interest é um indicador bem usual dos mercados futuro e de opções.

Ele é geralmente utilizado para confirmar tendências ou indicar reversões de tendência para esses mercados, apresentando sempre o número de contratos em aberto.

Dessa maneira, um aumento no Open interest juntamente com um aumento no preço confirmam uma tendência de alta. Já uma queda no preço e queda no Open Interest indicam que o mercado está se fortalecendo.

Por outro lado, um aumento no Open interest junto com uma redução no preço confirmam uma tendência de enfraquecimento do mercado, enquanto uma queda no preço e aumento no Open interest indicam um mercado fraco.

Conectado com isso, é possível utilizar Open interest como uma medida de fluxo de dinheiro para mercados futuros ou de opções. 

Assim, o aumento da quantidade de contratos em aberto representa dinheiro entrando no mercado, enquanto uma redução da quantidade de contratos em aberto indica que o fluxo está para fora do mercado.

Além disso, Open interest auxilia também os investidores de opções a avaliarem de forma considerável a liquidez de uma opção, isto é, a facilidade ou dificuldade de encontrar traders que fecham posição.

Por exemplo, se não houver Open interest para uma opção, dificilmente terá mercado secundário para essa opção, pois quando uma opção tem contratos em aberto, um número de compradores e vendedores estarão disponíveis.

Sendo assim, um mercado secundário ativo irá aumentar a probabilidade de pedidos de opções com bons preços.