Em breve um novo facilitador financeiro será disponibilizado aos clientes de bancos e outras instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil (BC).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Trata-se do Open Banking, um sistema financeiro aberto e de ambiente seguro no qual o cliente poderá compartilhar seu histórico bancário também com outras instituições financeiras.

Esse compartilhamento de informações será padronizado, mas só será possível com a expressa autorização do cliente.

Quer Melhorar suas Finanças Pessoais? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita

Ainda em implementação, o Open Banking terá quatro fases.

A primeira fase começou em fevereiro desse ano, consistindo na comunicação de produtos e serviços ofertados pelas instituições financeiras aos clientes nos canais de atendimento e aplicativos de cada umas.

Esse foi um momento de esclarecimento sobre o sistema, explicando o que é, como funcionará e quais as vantagens.  

A segunda fase do Open Banking começaria nesta quinta-feira, 15 de julho, porém o BC adiou para 13 de agosto o início desta etapa.

Essa fase será quando o cliente poderá autorizar o compartilhamento de seus dados cadastrais e, principalmente, de sua movimentação financeira para outras instituições financeiras.

A partir de 30 de agosto, está previsto o início da terceira fase, que possibilitará às instituições autorizadas compartilharem serviços para iniciação de transações de pagamento e enviarem propostas de crédito para clientes interessados.  

Já a quarta fase do Open Banking deve iniciar em 15 de dezembro e será quando os clientes poderão compartilhar informações de operações da área de câmbio, investimentos, seguros, previdência e outros produtos disponíveis no mercado financeiro.

A autorização de compartilhamento de informações terá a validade de um ano e a qualquer momento o cliente poderá cancelar.

Como Funciona Open Banking na Prática

Na prática, veja o que pode acontecer com a implantação do Open Banking.

Entenda a partir deste exemplo:

O cliente com conta no banco A ficará sabendo que no banco B há uma linha de crédito com condições mais vantajosas para ele.

No atual sistema financeiro, esse cliente precisa abrir conta no banco B, construir um histórico e ter bom grau de relacionamento para ter acesso a tal linha de crédito.

Já com sistema financeiro aberto, o Open Banking funcionando, tudo isso muda.

O cliente estará apenas informando ao banco B que tem interesse na linha de crédito.

A partir disso, o banco B solicitará as informações cadastrais e financeiras do cliente ao banco A, que por sua vez comunicará ao cliente que o Banco B pediu suas informações.

Se o cliente autorizar, o banco A deverá compartilhar as informações com o banco B. Por fim, o banco B apresentará a proposta da linha de crédito ao cliente e ele pode, ou não, aceitar.  

Todas as etapas desse processo simplificado ocorrerão digitalmente, dentro de uma plataforma segura de interligação entre as instituições participantes, sem a necessidade de um cliente abrir uma conta ou se deslocar fisicamente a outro banco.

Consequências do Open Banking

Esse é só um exemplo do que pode ocorrer, pois com o novo sistema financeiro aberto haverá diversas possibilidades de uso.

A principal consequência do Open Banking é a autonomia do cliente, que poderá decidir quais produtos, serviços, juros, tarifas e outras condições poderão ser comparados.

Certamente o Open Banking aumentará a concorrência entre as instituições financeiras participantes, principalmente porque novos modelos de negócios serão apresentados.  

Como consequências à aplicabilidade do Open Banking, espera-se que haja uma redução das taxas de juros nas operações de crédito, maior facilidade na contratação de produtos e serviços, tarifas menores e, consequentemente, o empoderamento do cliente.

A novidade permitirá ainda que aqueles com contas em mais de um banco não precisem mais acessar o aplicativo de cada banco.

O acesso às instituições, bem como a gestão de toda a movimentação bancária, acontecerá em um único ambiente.  

Quer Melhorar suas Finanças Pessoais? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita

Ou seja, da mesma maneira que o PIX foi uma revolução, o Open Banking será a nova prática do mercado financeiro.

O sistema financeiro aberto contará com novas tecnologias que significam agilidade, menor custo, poder de escolha e melhor processo, facilitando o dia a dia das pessoas.

Porém, por trás de toda essa inovação disponível terá que existir um cliente com bom conhecimento financeiro para saber tomar as melhores decisões sobre suas finanças pessoais.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Artigo baseado em texto produzido por Joni Tadeu Borges, especialista em Administração de Empresas – Comércio Exterior. Borges tem MBA em Finanças Corporativas e Gestão de Riscos e três livros publicados; é professor de cursos de graduação e pós-graduação nas disciplinas de Comércio Exterior do Centro Universitário Internacional (UNINTER).