O que é Opções Exóticas

Opções Exóticas é um termo do mercado que designa uma categoria de contratos derivativos diferentes das opções tradicionais, seja em seus pagamentos, prazos de vencimentos e preços de exercício.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em outros termos, Opções Exóticas agrupam uma série de opções muito diferentes das tradicionais call e put, cuja estrutura é mais sofisticada e completamente não convencional.

As Opções plain vanilla e as opções knock out são bons exemplos de exóticas que tem crescido no mercado, atraindo a atenção de investidores que buscam diversificar a carteira e obter retornos financeiros.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Origem Opções Exóticas

As Opções Exóticas surgiram no mercado financeiro durante os anos 80 e 90, há pouco mais de quarenta anos atrás. No mercado de Balcão dos EUA, elas existiam como opções do tipo call knock-down-and-out.

Nos anos 80, essas opções se popularizaram, principalmente em razão da disponibilidade no mercado das opções vanilla, que já se encontrava maduro, atraindo investidores de volta ao balcão.

Vale mencionar que o mercado de exóticas já foi negociado em bolsa, entre 1991 e 1993, na Chicago Board Options Exchange, mas seu sucesso foi limitado a poucos.

Posteriormente, pesquisadores apontaram as características principais que permitiram a popularização das opções exóticas no fim do século XX:

  • Expressivos retornos em mercados muito voláteis
  • Possíveis retornos consideráveis em épocas com taxas de juros do mercado em baixas
  • Flexibilidade dos produtos
  • Custo relativamente pequeno para estruturação

Como funcionam Opções Exóticas

As opções, sejam as tradicionais ou as exóticas, são uma espécie de contrato de derivativos, cujo objetivo principal é ter seu valor derivado conforme um o preço de um ativo-objeto, ou ativo subjacente.

Um derivativo é um contrato entre duas ou mais partes, sem valor intrínseco, que é submetido às variações de preço de um ativo primário, isto é, qualquer ativo que baseie seu valor, seja ações, títulos, entre outros.

Nos casos de qualquer opção tradicional, como opção de compra (call) e opção de venda (put), o titular tem um direito adquirido mediante prêmio que ele poderá ou não exercer em um período específico.

Portanto, as opções tradicionais necessitam de preço de exercício, direito de compra ou venda, prazo de vencimento e o ativo de referência.

As Opções Exóticas são diferentes das tradicionais com relação às estruturas de pagamento, preço de exercício, datas de vencimento e também aos ativos-objeto.

Conforme afirma um pesquisador chamado Hull, as Opções Exóticas são produtos derivativos não padronizados e não tradicionais, transacionados em mercado de balcão e criados pela engenharia financeira.

Seu público são tanto empresas com um mesmo perfil estratégico quanto um investidor específico, de acordo com as necessidades do grupo ou do indivíduo.

Principais Opções Exóticas 

Algumas Opções Exóticas são mais conhecidas no mundo dos investimentos, seja pela popularização, seja por algum tipo de retorno. Abaixo listamos algumas:

  • Opções Binárias - derivativos artificiais criados por empresas estrangeiras que se baseiam na ocorrência de um evento de forma binária.
  • Opções de Barreira - derivativo que tem seu pagamento dependente do ativo cumprir ou exceder um valor pré-determinado, se desdobrando em Knock-out e Knock-in.
  • Opções Compostas - opções compradas juntamente com outra opção, na qual um vencimento é mais próximo do que o outro, e que possuem dois valores de strike e duas datas de exercício.
  • Opções Asiáticas - opção em que o Payoff depende de um preço médio do ativo sobre um certo período, o que permite que o investidor compra ou venda o ativo por um preço médio.
  • Opções de Seleção - opções cuja particularidade permite ao dono o direito de comprar uma opção tradicional em um estoque subjacente, mas apenas em uma data fixa antes do fim do contrato.
  • Opções de Bermudas - opções que tem o exercício em algumas datas específicas, uma espécie de combinação entre opções americanas e europeias.

Por fim, vale recordar que há ainda um número considerável de opções Exóticas, pois elas variam conforme as diferenças no preço do ativo, no pagamento, na dependência, no prazo e na combinação de ativos.