O que é Opção Europeia

Opção Europeia é uma modalidade de contrato de opções cujo exercício do direito só pode ser realizado na data de vencimento do acordo, portanto, no dia especificado no contrato como prazo de validade.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em outros termos, Opção Europeia é um tipo de contrato disponível no mercado de opções cuja característica principal é seu exercício em momento determinado e fixo, conforme o acordo entre partes.

Dessa forma, um investidor que comprou uma Opção Europeia e que está interessado em realizar sua operação só poderá exercer seu direito no prazo de vencimento e de acordo com o período da bolsa.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona Opção Europeia

Uma introdução sobre o mercado de opções é necessária para compreender as particularidades da Opção Europeia.

O mercado de opções nada mais é que o espaço da bolsa de valores onde são negociadas as opções, isto é, instrumentos financeiros utilizados no mercado financeiro para uma transação futura.

Em termos formais, uma opção confere ao titular o direito de comprar ou vender um ativo qualquer por um valor determinado e um prazo estabelecido.

Por outro lado, o lançador, aquele que colocou a opção no mercado, é obrigado a efetuar a transação, recebendo por isso um valor específico, denominado prêmio. Assim, quem tem o direito é o titular.

Vale salientar que esse ativo pode ser qualquer tipo de bem negociável no mercado, como ações, títulos e até índices.

Assim, para que fique bem exemplificado, uma opção de venda é como uma apólice de seguro. O investidor recupera um valor predeterminado pelo ativo, ainda que ele tenha desvalorizado.

Já a opção de compra se assemelha bastante com o sinal que é utilizado no mercado imobiliário, pois garante o preço fixo e também a preferência da compra.

Uma Opção Europeia, seja ela de venda ou de compra, funciona da mesma maneira que mencionamos acima, com titular, lançador, prazos, valores, direitos e obrigações.

Contudo, ela tem uma característica fundamental: a restrição de execução única e exclusivamente na data de seu vencimento.

Dessa maneira, no dia de vencimento das opções, o titular do contrato deve se atentar aos horários de exercício de opções da bolsa de valores para que ele exerça seu direito.

Em síntese, a Opção Europeia é uma forma de classificar um tipo específico de opção: aquela que possibilita ao titular exercer seu direito no dia de vencimento e conforme os horários estipulados pela bolsa.

Opção Europeia e Opção Americana

Conforme mencionado acima, o mercado de opções é dividido entre opções de compra (call), que oferecem direito de compra ao titular, e opções de venda (put), que oferecem o direito de venda.

No entanto, além da classificação quanto ao direito, existe também a classificação conforme o prazo de vencimento. Nesse sentido, a Opção Europeia é aquela que deve ser exercida no dia de vencimento.

Mas a Opção Europeia não é o único modo de classificar quanto ao prazo, pois existe a Opção Americana.

A Opção Americana permite ao titular exercer seu direito de compra ou de venda até a data de vencimento, portanto, em qualquer momento dentro do prazo estipulado em contrato.

Dessa forma, se a Opção Europeia, por um lado, é restrita ao dia de vencimento, a Opção Americana permite um período maior de execução, deixando a cargo do titular escolher.

Atualmente, no mercado brasileiro, ainda que não exista nenhuma limitação formal, a maior parte das opções de compra são americanas, enquanto que a maioria das opções de venda são europeias.

Essas características devem ser observadas no ato da compra, pois na seção das propriedades da opção, seja de compra ou de venda, deve constar o tipo dela, juntamente com a data de vencimento e o preço de strike.