O que é Opção de compra

Opção de compra é um contrato do mercado de opções que oferece o direito ao seu proprietário de comprar um determinado ativo por um preço pré-estabelecido durante um determinado período de tempo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em termos formais, o investidor que adquire uma opção de compra tem o direito de comprar o ativo-objeto do contrato, bastando apenas exercer seu direito, pelo preço de exercício também predeterminado. 

Agora, colocando em termos básicos, uma opção de compra é como um vale adquirido que especifique um preço e um período para que o investidor o utilize, passando então a ter um ativo.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona Opção de compra

Qualquer opção de compra faz referência a um espaço específico do mercado financeiro: o mercado de opções

O mercado de opções é o ambiente ideal para um investidor que queira se proteger das flutuações do mercado e da volatilidade dos preços, pois uma opção é basicamente um direito futuro.

Dito de outra forma, uma opção é uma espécie de seguro que permite ao investidor comprar (opção de compra) ou vender (opção de venda) um ativo por preço e data definidos.

Esse ativo pode ser qualquer coisa: uma ação, uma moeda, commodities, um índice, títulos, entre muitos outros.

As opções funcionam como um tipo de derivativo, o que faz com que os preços das opções variem conforme o preço dos ativos, denominados ativo-objeto ou ativo subjacente, a que elas estão atreladas.

As opções de compra, também reconhecidas como call, envolvem duas partes: titular e lançador, isto é, quem compra a opção e obtém o direito e quem vende a opção para o titular, respectivamente.

O lançador, nesse tipo de opção, recebe o prêmio, forma como é conhecido o valor pago por quem compra uma opção. Assim, ele se compromete a vender o ativo pelo preço definido em uma data futura.

Por outro lado, o titular passa a ter o direito de comprar aquele ativo pelo preço e em um período de tempo acordado em contrato.

Exemplo de Opção de compra 

Suponha que um proprietário de um conjunto de ações e um investidor negociem uma opção de compra. 

Nessa, eles definem que o lançador deverá vender cada ação por R$ 20 em uma data futura. Assim, o lançador fica obrigado a vender o ativo futuramente.

No entanto, o titular pode usar seu direito, dentro do prazo estipulado, quando quiser. Inclusive, se na data final o valor das ações estiver menor que R$ 20, ele não precisa executar seu direito.

Assim, o titular só executa a opção quando ele achar que é vantajoso, enquanto que o lançador receberá o prêmio independentemente da conclusão ou não da compra.

Para que serve Opção de compra 

Uma opção de compra permite ao investidor trabalhar com dois cenários possivelmente vantajosos: proteção contra alteração nos preços e especulação em ativos com potencial.

Portanto, se determinado investidor deseja garantir a compra de um ativo a um preço definido, pois está com receio de que ele valorize, ele adquire uma opção e se mantém em um cenário mais seguro.

Além disso, se esse investidor identificar um ativo com potencial alto de valorização, a opção de compra poderá auxiliar a comprá-lo por um preço menor e, posteriormente, vendê-lo por um preço melhor.

Opção de compra e Opção de venda

A opção de compra, como mencionado acima, possibilita a compra de um ativo por um preço pré-estabelecido. Contudo, ela não é o único tipo de opção disponível no mercado.

A opção de venda, também conhecida como put, garante o oposto da call: o direito de venda de um ativo

Assim, quem comprar a opção terá o direito de vender o ativo-objeto pelo preço estipulado, sendo o comprador da opção obrigado a adquirir o ativo negociado.