O novo presidente do Brasil está definido, mas com o cenário incerto, muitos se questionam: onde investir até Lula assumir a presidência?

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumirá o País a partir de janeiro de 2023, mas ainda é muito cedo para dizer qual será o futuro da bolsa de valores.

A volatilidade vista no primeiro pregão da Bolsa de Valores Brasileira (B3) após o resultado das urnas deve permanecer até que se veja um cenário mais claro sobre a política fiscal do novo governo.

Principalmente por não termos uma equipe econômica definida para o governo de Lula.

O pré-mercado da segunda-feira (31) apontava para um dia de perdas na Bolsa brasileira. 

Contudo, mesmo com a queda das estatais, o Ibovespa passou a operar positivo e ampliou ganhos na reta final do dia.

A Petrobras (PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3), por exemplo, operaram em um patamar baixo nesse primeiro momento. Por outro lado, o setor de educação e empresas do setor bancário foram muito bem.

Se ainda existe um cenário incerto, onde investir e o que evitar até Lula assumir a presidência? 

Especialistas sugerem que não se faça nenhuma mudança radical e abrupta nos portfólios.

Mesmo assim, não é necessário aguardar o novo governo assumir para proteger a carteira ou fazer alocações estratégicas.

Para analistas da XP, podemos esperar carteiras com parcelas expressivas em renda fixa, especialmente em pós-fixados e títulos IPCA+ com vencimentos curtos e médios, até 5 anos.

Além disso, devemos aumentar gradativamente a parcela de exposição ao dólar, mas com cautela, uma vez que o cenário global também passa por desafios por conta de uma provável recessão.

Se você está em dúvida sobre o que fazer, veja as principais indicações de onde investir nesse momento de transição de governo.

Renda fixa: pós-fixados e títulos atrelados à inflação

Na renda fixa, os títulos pós-fixados atrelados ao CDI e à Selic são o ponto em comum entre os especialistas.

Com o novo governo ampliando gastos ou mantendo uma política fiscal razoável, é esperado que o Banco Central só comece a diminuir os juros no próximo ano.

Por isso, em ambos os cenários, os títulos pós-fixados continuam atrativos.

Títulos atrelados à inflação também podem oferecer oportunidades diante da possibilidade de o Brasil enfrentar desafios nos gastos públicos e política fiscal.

Já nos prefixados no momento, os especialistas não aconselham exposições longas, diante da possibilidade do Banco Central precisar subir os juros no decorrer do novo governo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Renda variável: educação e construção 

Na renda variável, as maiores preferências dos especialistas no curto prazo são os setores de educação, consumo, varejo e construção civil. Já as estatais são um ponto de alerta.

Durante o terceiro mandato de Lula, os segmentos de educação e construção civil, devem se beneficiar com a possível ampliação de programas de financiamento estudantil e de habitação.

Empresas como Cogna (COGN3), Ser Educacional (SEER3) e Yduqs (YDUQ3), se valorizaram antes das eleições e espera-se que mantenha um bom desempenho diante da retomada de programas como o Fies.

Empresas de construção civil focadas no público de baixa renda, como MRV (MRVE3), Tenda (TEND3) e Direcional (DIRR3) também devem se fortalecer com mais espaço para os programas de incentivo à moradia popular do governo do PT.

O setor de varejo, principalmente o de consumo popular, também é citado por especialistas como uma oportunidade de curto prazo.

Os grandes bancos também podem se beneficiar com a perspectiva de aumento dos gastos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Investimento no exterior para fugir do risco Brasil

Apesar da perspectiva de uma recessão global, alguns especialistas também acreditam na importância de aumentar os investimentos no exterior.

Os preços em queda das ações nos EUA podem ser vistas como uma oportunidade para investir barato em uma economia mais forte.

Para não ficar em dúvida de onde investir, seja durante a transição de governo ou depois que Lula assumir, conte com a ajuda de profissionais experientes para te recomendar a carteira ideal.

Conheça a GuiaInvest Wealth e invista melhor em qualquer cenário com uma recomendação personalizada para seu perfil e objetivos.

Para saber se o serviço de consultoria de investimentos é para você, responda 5 perguntas rápidas e receba um aconselhamento gratuito.

Informe o DDD + 9 dígitos