Os dividendos são pagamentos realizados pelas empresas aos seus acionistas, mas onde são depositados esses valores? Como resgatar ou reinvestir os dividendos?

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Algumas pessoas acreditam que os dividendos pagos pelas empresas são depositados diretamente na conta bancária do investidor.

Isso não é verdade.

O valor dos dividendos é depositado na conta da corretora do investidor, que poderá usá-lo para comprar mais ações e outros ativos ou transferir para sua conta bancária e usar como quiser.

Os dividendos são uma parte do lucro da empresa de capital aberto que é distribuído para os investidores em valor proporcional ao tipo e ao número de ações da companhia que possui.

O que fazer com os dividendos, reinvestir ou resgatar?

Outra dúvida comum dos investidores é sobre o que fazer com os dividendos. Afinal, vale mais a pena reinvestir ou resgatar os dividendos?

A resposta para essa pergunta depende muito do seu perfil, objetivo e fase de investimento.

Caso esteja na fase de acumulação de capital, ou seja, ainda está construindo o seu patrimônio, é recomendado utilizar esse valor para reinvestir comprando mais ações.

Se o valor dos dividendos for muito pequeno e não dê para comprar uma quantidade razoável de ações, você pode esperar acumular mais ou resgatar.

Ao optar por deixar acumular uma quantia maior e depois reinvestir, vale a pena colocá-la em uma renda fixa com liquidez, como o tesouro direto, por exemplo.

Assim, quanto tiver uma quantia maior, pode usar para comprar ações.

Se você já está na fase de remuneração, o processo é outro.

Quando já possui um patrimônio significativo e agora está querendo aproveitar esses dividendos para viver de renda, pode pegar esse valor e transferi-lo da conta da corretora para sua conta bancária.

Na verdade, tudo vai depender do seu planejamento.

Você quer aumentar cada vez mais seu patrimônio a longo prazo? Ou prefere resgatar os dividendos de forma periódica para ter o dinheiro na mão e usar como quiser?

Faça essa reflexão.

Por que reinvestir os dividendos?

Ao reinvestir dividendos usando o valor pago para a compra de novas ações, é possível aumentar seu patrimônio líquido mais rapidamente.

O reinvestimento de dividendos age juntamente com os juros compostos acelerando seus rendimentos.

Dessa forma, acumulará mais patrimônio para viver de renda no futuro.

Quando resgatar os dividendos?

Se você prefere ter o dinheiro na mão para fazer outras coisas ou já está na fase de viver de renda, resgatar é a melhor opção.

O resgate também vai depender muito do valor, pois, como os dividendos são distribuídos de acordo com a quantidade de ações, essa parcela só será relevante caso tenha bastante ações daquela companhia.

Caso contrário, o montante de dinheiro não será relevante e resgatar pode não fazer tanta diferença nesse caso.

Por isso, reinvestir os dividendos é tão importante. Assim, conseguirá aumentar gradativamente seu volume de recursos em ações para obter dividendos gordos.

Viver da renda do investimento em ações demanda tempo e paciência, mas é possível. Exemplos é o que não faltam.

Como os Milionários Investem? Baixe Grátis o Livro Digital "Onde Investir R$ 1 milhão".

Como receber os dividendos ou reinvesti-los?

Os dividendos são pagos de acordo com a estratégia de cada empresa.

Por lei, as empresas de capital aberto na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) devem pagar aos acionistas um mínimo de 25% do seu lucro líquido, porém, algumas instituições pagam percentuais ainda maiores.

Os proventos podem ser de forma mensal, trimestral, semestral ou anual, dependendo da companhia.

Assim que definida a periodicidade desse pagamento, elas informarão o mercado.

O dinheiro dos dividendos cai direto na conta da corretora do investidor.

Para resgatar, basta esperar a data de pagamento do dividendo e transferir para a conta corrente.

Para reinvestir, espere a quantia cair na conta da corretora e emita a ordem de compra normalmente pelo home broker.

Quer aprender a investir melhor? Baixe grátis o e-book “Como Investir Começando do Zero” e inicie sua jornada para a independência financeira.

Como os Milionários Investem? Baixe Grátis o Livro Digital "Onde Investir R$ 1 milhão".