O que é OMC - Organização Mundial do Comércio

OMC - Organização Mundial do Comércio é o principal órgão de regulação das relações comerciais de âmbito internacional.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A OMC preza pela manutenção de bons princípios que devem ser seguidos por todos os países no que tange suas relações comerciais, fazendo o possível para fiscalizar estas relações.

Um destaque importante é que não são todos os países do mundo que são membros da OMC, atualmente o número de países membros da OMC é de 164.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

História da OMC - Organização Mundial do Comércio

Antes da existência oficial da OMC já existia a ideia de integrar os países em relações comerciais multilaterais, menos burocráticas e mais transparentes.

Foi então que em 1948 foi estabelecido o GATT sigla para “Acordo de Geral de Tarifas e Comércio”, que era uma agência que visava também a regulação das relações comerciais.

Essa primeira encarnação de um órgão internacional que visava regular as relações comerciais era composta de apenas 23 países, dos quais o Brasil fazia parte.

O principal objetivo deste acordo estabelecido era o de eventualmente acabar com as tarifas alfandegárias. Ou no mínimo diminuí-las consideravelmente.

Não seria até 1995 que o AGTC enfim se transformaria na OMC. Agora uma instituição mais robusta, oficializada e de carácter definitivo. 

Objetivos da OMC - Organização Mundial do Comércio

De forma geral e resumida a OMC tem como sua principal meta aproximar comercialmente todos os países membros, diminuindo ou suspendendo barreiras comerciais.

Por outro lado, a OMC também atua como um órgão regulador, gerindo e estabelecendo regras de conduta ao comércio que devem ser seguidas, inclusive em relação a subsídios.

Outra função muito importante da OMC é acompanhar e fiscalizar as políticas comerciais das nações membros, para se certificar de que estas não estão agindo de forma protecionista

A OMC também pode fazer uso de pesquisas comerciais e utilizar-se de seus dados para ajudar nas tomadas de decisão de seus países membros.

Indiretamente, a OMC também acaba servindo para fomentar o desenvolvimento de seus membros, incentivando relações comerciais mais saudáveis e maduras.

Princípios da OMC - Organização Mundial do Comércio

A OMC segue cinco princípios básicos que norteiam a sua atuação, são estes:

  • Atuar de forma não discriminatória em relação aos seus membros;
  • Ter regras e condutas transparentes e muito bem definidas;
  • Garantir que o comércio internacional ocorra de forma leal e justa para todos os envolvidos;
  • Desincentivar restrições quanto a quantidades de produtos que podem ser importados;
  • Fomentar um tratamento especial a países em desenvolvimento.

Relação entre OMC e a economia mundial

Investidores de sucesso compreendem muito bem a importância do ambiente econômico de um país, pois eles conseguem acessar bem o risco país.

Esse ambiente econômico, por sua vez, é influenciado por uma série de fatores, incluindo as relações comerciais que um país possui com o outro.

Se uma economia, por exemplo, proíbe ou restringe produtos advindos de outros países, independente do motivo, isso é um sinal de que pode ter algo de errado com a sua economia.

Apesar de as interferências governamentais terem a sua importância, elas não podem chegar ao ponto de prejudicar relações de comércio, pois isso pode fazer o país se isolar.

E o fato é que são poucos os países que têm condições de se manterem isolados do comércio internacional e ainda continuar prosperando. 

O papel da OMC nesse sentido é justamente o de impedir que esse tipo de situação ocorra. É integrar todas as nações em uma comunhão global comercial.

Países abertos comercialmente são mais atrativos para um investidor, possuem empresas e negócios que prosperam e lucram mais.

A melhor forma de observar isso é analisando o tamanho da bolsa de valores de um país. Quanto maior e mais estruturada, melhor o ambiente econômico tende a ser.